Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE INVESTIMENTO E FINANÇAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE OPÇÕES REAIS COMO FERRAMENTA FINANCEIRA PARA VIABILIDADE DE ENERGIA RENOVÁVEL GEOTÉRMICA.
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Michel Becker
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Unisul Grande Florianópolis Responsável pela submissão
2 - Rogerio Lacerda
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - CSE
3 - Marcus Vinicius Andrade de Lima
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Engenharia de Produção

Reumo

Os setores de finanças/investimentos e de Energia Renovável (ER), são basilares para qualquer programa de alterações do clima. O primeiro foi identificado como fundamental para o avanço da transição energética zero-carbono, atuando como facilitador e catalisador determinante desta transformação econômica climática (Chenet et al., 2019). Já o segundo, é componente principal de qualquer estratégia de mitigação das mudanças climáticas (Arent et al., 2011) e suas tecnologias associadas tem sido alvo de um crescente interesse, tornando-se realidade nos últimos anos (Dranka et al., 2020).
Avaliações financeiras dificultam o desenvolvimento da energia geotérmica(Lukawski et al., 2016) e a abordagem de opções reais poderia contribuir para o seu desenvolvimento (Compernolle et al., 2019; Fernandes et al., 2011). Assim, é oportuno responder: Como a abordagem de opções reais pode contribuir nas análises de investimentos em usinas geotérmicas? O artigo tem por objetivo expandir o entendimento sobre investimentos e opções reais em usinas geotérmicas, sobretudo ao: i. Selecionar ref. bibliográficas sobre o tema; ii. Realizar análises bibliométricas sobre os artigos e suas referências.
A teoria das opções reais é conhecida por aumentar o valor de projetos sob incerteza, modelando sua flexibilidade, em resposta às mudanças em seus ambientes. Poderia ser usada para lidar com questões ambientais e de energia atuais, aumentando o valor dos projetos de geração de eletricidade, especialmente projetos de energia renovável(Martínez Ceseña et al., 2013). A energia geotérmica é uma fonte renovável, derivada da energia térmica armazenada no interior da Terra. Sua produção de tem uma baixa pegada de carbono e a capacidade de fornecer energia e calor contínuos(Compernolle et al., 2019).
Utilizou-se o processo estruturado para a seleção e análise da literatura científica ProKnow-C (Ensslin et al., 2017). Definidas as bases Scopus e WoS, e os eixos de pesquisa, análise de investimento e energia renovável, buscou-se nas bases artigos, que passaram de maneira sistemática por filtros de reconhecimento científico, alinhamento à pesquisa e aderência ao tema proposto e resultaram num Portfólio Bibliográfico (PB) que subsidiaram as análises bibliométricas.
Como resultado do processo metodológico formou-se um portfólio bibliográfico composto por 25 artigos, alinhados ao objetivo da pesquisa, aderente ao tema proposto e com reconhecimento científico. Nas análises bibliométricas, foram elaborados gráficos para representar adequadamente os aspectos quantitativos e cognitivos da pesquisa, cujo parâmetros observáveis são: Artigos destaques, suas referências, autores destaques, número de citações, palavras chaves e periódicos mais relevantes.
Esta pesquisa se propôs a apresentar um portfólio bibliográfico teórico relevante, detalhando o processo que resultou em 25 artigos. Nas análises bibliométricas evidenciou-se: a) que os periódicos destaques foram o Energy Policy, Energy Econômics e Renewable and Sustainable Energy Reviews; b) como autores o pesquisador Ferreira, P. foi o único que participou com 3 trabalhos no PB selecionado e Fleten S. E. teve mais de 10 trabalhos compondo as referências do PB; e c) os artigos (Boomsma et al., 2012) e (Fernandes et al., 2011) se sobressaíram na classificação de relevância acadêmica.
ARENT, D. J.; WISE, A.; GELMAN, R. The status and prospects of renewable energy for combating global warming. Energy Economics, 33, n. 4, p. 584-593, 2011. Article. BOOMSMA, T. K.; MEADE, N.; FLETEN, S. E. Renewable energy investments under different support schemes: A real options approach. EuropeanJournal of Operational Research, 220, n. 1, p. 225-237, 2012 2012. CHENET, H.; ZAMARIOLI, L.; KRETSCHMER, B.; NARVAEZ, R. From transformational climate finance to transforming the financial system for climate. 2019.