Resumo

Título do Artigo

Formação dos estudantes do ensino digital sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Elaisa Ana Stocco Buhr
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul Responsável pela submissão
2 - Ana Regina de Aguiar Dutra
-
3 - Jacir Leonir Casagrande
- Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
4 - NEI ANTONIO NUNES
- UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Reumo

No cenário atual, onde o ensino digital ganha maior visibilidade, torna-se importante conhecer de que forma os estudantes que não estão fisicamente presentes com os Professores, mas juntos por meio de tecnologia de comunicação, são impactados com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030/ONU nos conteúdos obrigatórios. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é conhecer de que forma os Professores de uma instituição privada de Santa Catarina orientam e estimulam seus estudantes para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Paralelo a revisão de literatura, baseada em 30 artigos, foram aplicados 72 questionários com Professores, por meio da plataforma online Microsoft Forms, para conhecer e entender como é realizada a abordagem junto aos estudantes para a disseminação desta temática. Sabe-se que, atualmente, o ensino digital é considerado um segmento em potencial, devido à grande oportunidade de formação e consequentemente uma melhor posição social no mercado. A este propósito, cabe enfatizar a importância dos Professores que caminham juntamente com o aluno em orientá-los e motivá-los para o entrosamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a sustentabilidade.
Nowadays, the digital education has a great visibility, therefore it is important to understand how students who are not physically present with teachers, but together through communication technology, are impacted with the theme of Sustainable Development Goals of the Agenda 2030/UN in the mandatory subjects. The main purpose of this article is to understand how the teachers of a private institution in Santa Catarina guide and encourage their students towards the Sustainable Development Goals. Besides the literature review, based on 30 articles, 72 questionnaires were applied to teachers using the Microsoft Forms online platform, to understand how the theme is presented to the students. The digital education is considered nowadays a potential tool, due the learning opportunity and, consequently, a better qualification for the job market. It is worth emphasizing the importance of the teachers who stand together with the students, guiding and motivating them to work with the Sustainable Development Goals and sustainability.