Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMPORTAMENTAIS DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR SOB A ÓTICA DO CONSUMO CONSCIENTE
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Franciely Marques Coelho
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Responsável pela submissão
2 - Kaline Maria Tenório Salviano
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Reumo

A sociedade do consumo atravessou uma perspectiva histórica com contornos mais massivos, a partir das revoluções industriais, das guerras mundiais, da emergência do desenvolvimento das culturas de massas, além do advento da globalização que acentuou o capitalismo como força motriz para o consumo. Desse modo, o consumismo incorporou uma generalização à medida que a sociedade do consumo ultrapassou as fronteiras do comportamento e pensamento do indivíduo, emergindo a preocupação com o desenvolvimento socioambiental e dando origem a nomenclaturas como o consumo consciente.
Em decorrência de novos padrões de consumo voltados para a responsabilidade ambiental o estudo foca no seguinte problema de pesquisa: como se dão as práticas comportamentais dos alunos do curso de Administração Pública, da modalidade EaD (ensino à distância), de uma Instituição Federal de Ensino Superior sob a ótica do consumo consciente? O trabalho objetiva analisar as práticas comportamentais acerca dos hábitos e consciência ambiental de consumo dos estudantes de Bacharelado em Administração Pública da UFRPE das unidades acadêmicas de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife.
O Desenvolvimento Sustentável com foco no crescimento econômico representou um avanço na história do desenvolvimento ambiental. A sociedade do consumo foi acentuada pelo capitalismo que elevou a produtividade e o consumismo, tão logo, entender o desempenho do comportamento do consumidor e seus papéis é algo necessário. O consumo consciente trata-se de gerar melhor impacto ao ambiente do ponto de vista das atitudes e dos comportamentos. O estudo tem por base a Escala do Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e o Teste do Consumo Consciente (TCC).
Delimitou-se os discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UFRPE (EaD) das unidades acadêmicas de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. O trabalho possui abordagem quantitativa, método descritivo e bibliográfico, além de amostragem não probabilística por acessibilidade. A pesquisa caracteriza-se do tipo survey, com coleta de dados obtida através da aplicação de questionário estruturado enviado para o e-mail dos estudantes. O questionário baseou-se na adaptação da Escala do Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e o Teste do Consumo Consciente.
A pesquisa traçou o perfil sociodemográfico dos respondentes por meio das variáveis sexo, faixa etária, estado civil, nível de instrução, renda familiar e polo de ensino. Realizou-se uma percepção de consumo dos estudantes do BAP da UFRPE (EaD) mediante as dimensões (consciência ecológica, economia de recursos, frugalidade, coleta seletiva e reciclagem) baseadas na Escala de Consumo Sustentável, proposta por Ribeiro e Veiga (2011), além de classificar as práticas comportamentais dos discentes pelos perfis do Teste do Consumo Consciente proposto pelo Instituto Akatu (2003).
O estudo revelou que a maioria dos respondentes são mulheres e que há uma distribuição equilibrada entre as faixas etárias de 18 aos 38 anos. Constatou-se que a maior parte dos respondentes são solteiros, estão na categoria de curso superior incompleto, possuem renda familiar inserida no patamar de 1 a 3 salários mínimos, sendo a maioria dos pesquisados do polo Afrânio. As práticas comportamentais de consumo consciente dos alunos de acordo com as dimensões averiguadas apontam para um grau de conscientização primário, sendo portanto, os estudantes classificados no nível de iniciantes.
INSTITUTO AKATU. Panorama do Consumo Consciente no Brasil: Desafios, barreiras e Motivações. Pesquisa Akatu 2018. Disponível em: www.akatu.org. Acesso em: 29.dez.2020. PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p. RIBEIRO, J. A.; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 45-60, 2011.