Resumo

Título do Artigo

RESÍDUOS PLÁSTICOS E SUSTENTABILIDADE: REFLEXOS E IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Flavia Massuga
- Irati
2 - Marcos Aurélio Larson
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Guarapuava
3 - MARLI KUASOSKI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Irati Responsável pela submissão
4 - Sérgio Luís Dias Doliveira
-

Reumo

Devido às mudanças nos padrões de geração de resíduos plásticos e os problemas decorrentes, o aumento na utilização de EPIs e plásticos de uso único constituem uma emergência natural e de bem-estar social, especialmente nas nações em desenvolvimento (Öztürk, 2021). Torna-se, portanto, uma questão importante a ser discutida a fim de obter insights das condições atuais, possibilitando, futuramente, buscar um equilíbrio entre sociedade e natureza.
A preocupação com a COVID-19, uma questão de saúde global, resultou em diversas medidas protetivas, como a determinação do uso de EPIS e restrições de circulação nos centros urbanos, refletindo em várias esferas da vida social. Essas mudanças, também impactaram padrões de geração e gestão de resíduos sólidos, especialmente de resíduos plásticos, cujos reflexos negativos nos aspectos socioambientais podem emergir dado seu descarte inadequado.
Pandemia de COVID-19 e os resíduos sólidos: A mudança no comportamento de compra e consumo durante a pandemia do COVID-19, também reflete diretamente na geração de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são definidos como qualquer material ou substância descartada intencionalmente sem valor atual até sua gestão adequada, apresentando grande potencial para afetar a vida humana e o meio ambiente (Okwesili, Ndukwe & Nwuzor, 2016). Resíduos plásticos: Durante a pandemia do COVID-19, o comércio em geral passou a utilizar um volume maior de embalagens.
Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, nas bases de dados Scopus, Science Direct, Sage e Web of Science, com utilização do Methodi Ordinatio. Ao total, 22 estudos foram selecionados, compondo o portfólio de pesquisa.
Os resultados demonstraram uma maior concentração de estudos que relacionam os resíduos plásticos nas regiões costeiras, especialmente provenientes de EPIs, e a poluição por microplásticos. Além disso, há uma preocupação com a geração de resíduos de embalagens pela alteração nos padrões de consumo no período pandêmico com o aumento da procura por serviços de e-commerce e delivery. Além de uma preocupação ambiental, pela maior geração de resíduos plásticos, destaca-se um problema de ordem social à longo prazo, no que concerne à quebra de padrões de comportamentos sustentáveis na sua utilização.
Soluções são propostas no sentido de utilização de plásticos biodegradáveis, reutilização de EPIs e novas tecnologias de tratamento de resíduos, além da mudança no comportamento social, de forma geral.
Okwesili, J., Ndukwe, C., & Nwuzor, C. I. (2016). Urban solid waste management and environmental sustainability in Abakaliki Urban, Nigeria. European Scientific Journal. 12(23), 155-183. https://doi.org/10.19044/esj.2016.v12n23p155.