Resumo

Título do Artigo

ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - GREICE ECCEL PONTELLI
- Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
2 - Rodrigo Reis Favarin
- Administração
3 - Camila Peripolli Sanfelice
- Universidade Federal de Santa Maria
4 - Jordana Marques Kneipp
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

A discussão sobre Environmental, social and governance (ESG) está em pauta no Brasil e no mundo, de modo que as organizações cada vez mais estão buscando atender as demandas de seus stakeholders e da sociedade. A temática ESG está sendo discutida no ambiente corporativo, entretanto, o conceito já faz parte da literatura há algum tempo.
A contribuição das empresas para o Desenvolvimento Sustentável é uma preocupação e interesse de investidores, credores, governos e agências ambientais (Atan et al., 2018). Em economias em desenvolvimento, há crescente aceitação dos critérios ESG como uma medida para avaliar o desempenho em sustentabilidade (Rajesh, 2020). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre ESG na base de dados Web of Science, no período de 2011 a 2020.
O termo ESG está sendo usado no mercado de capitais para se referir ao desempenho não financeiro da empresa (Atan et al., 2018). Os critérios ESG compreendem um conjunto de padrões relativos às operações das empresas que os investidores podem usar na seleção de investimentos potenciais (Umar et al., 2020). Os stakeholders estão preocupados com os fatores ESG para saber onde a empresa investe dinheiro e como a empresa conduz os seus negócios (Atan et al., 2018). A adoção de critérios ambientais, sociais e de governança é uma tendência internacional que está em crescimento (Umar et al., 2020).
Realizou-se estudo bibliométrico a fim de verificar as escolhas acadêmicas em relação à temática em estudo. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem quantitativa, pois visa quantificar as variáveis da produção científica sobre Environmental, social and governance. A coleta de dados foi realizada na Web of Science, por meio dos mecanismos de busca, utilizando as palavras-chave: Environmental (ambiental), social (social) e governance (governança), no período 2011-2020. Posteriormente foram realizadas análises sociométricas no software VOSViewer 1.6.17.
Constatou-se o aumento de publicações com destaque para o ano 2020, concentrando-se nos Estados Unidos da América e o inglês sendo o principal idioma. Destacam-se a como tópicos emergentes de pesquisa dentro da temática ESG: Development Studies, Water Resources, Biodiversity Conservation, Agriculture, Business Economics, Geography, Urban Studies, International Relations, Forestry, Environmental Sciences Ecology, Engineering. Enquanto, os três autores mais produtivos são: Isabel-María García-Sánchez (34), Derek Armitage (19) e Orjan Bodin (19).
O número crescente de publicações evidencia a importância do tema. A partir da análise das características da produção científica e análise sociométrica buscou-se ampliar a percepção acerca do tema. Esta pesquisa contribuiu com a temática ESG ao realizar uma análise quantitativa das publicações no período 2011-2020, fornecendo aos pesquisadores evidências sobre o estado atual da literatura e fornecendo subsídio para embasar novas discussões. Para investigações futuras, sugere-se a realização de revisão sistemática da literatura sobre o tema a fim de aprofundar a análise.
Atan, R., Alam, Md. M., Said, J., & Zamri, M. (2018). The impacts of environmental, social, and governance factors on firm performance: Panel study of Malaysian companies. Management of Environmental Quality: An International Journal, 29(2), 182–194. Rajesh, R. (2020). Exploring the sustainability performances of firms using environmental, social, and governance scores. Journal of Cleaner Production, 247, 119600. Umar, Z., Kenourgios, D., & Papathanasiou, S. (2020). The static and dynamic connectedness of environmental, social, and governance investments: International evidence. Economic.