Resumo

Título do Artigo

NEXO ÁGUA-ENERGIA-ALIMENTOS E FLORESTA: INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MARCELO MACEDO GUIMARAES
- Universidade Federal de Rondônia Responsável pela submissão

Reumo

Considerando que água-energia-alimentos é uma questão de ordem global, torna-se imprescindível propor um nexo entre estes elementos. Sendo de fundamental relevância reconhecer que é precípuo a interdependência entre a água, energia e alimentos, sendo essenciais e estão intimamente ligados ao desenvolvimento humano (GIATTI et al, 2016). Faz-se necessário, nesta pesquisa, interligar entre estes, a floresta, pois esta desempenha papel de acumulação, limpeza, distribuição e regulação dos recursos hídricos; diminuem o risco de inundações; purificam a água contaminada.
Os recursos naturais foram utilizados de forma descontrolada, sendo pensados na sua individualidade, quando necessário era interligá-los e observar os impactos diretos e indiretos causados nos demais. Objetivo Geral: analisar se há possibilidade de integrar a floresta como componente do nexo água-energia-alimentos, com vistas a não comprometer as demandas futuras. Objetivos específicos: identificar por meio de uma revisão literária sobre a interligação entre água, energia e alimentos; apontar a necessidade de integrar nesse nexo a floresta a fim de alcançar um desenvolvimento mais sustentável.
O termo “nexo” significa o entendimento das interdependências, tensões e compensações que coadunam para que os setores estejam intrinsecamente ligados, sem possibilidades de dissociação a fim de emitir esforços que tenham por objetivo alcançar a sustentabilidade na forma mais ampla (MOHTAR; DAHER, 2012). Nesta esteira, Giatti et al (2016) reconhecem que os elementos água, energia e alimentos possuem uma relevância fundamental e uma mutualidade que são essenciais para o desenvolvimento do ser humano e para a sustentabilidade, considerando também o anseio por justiça socioambiental.
Neste artigo, os procedimentos metodológicos utilizados, foram: uma pesquisa cientifica de abordagem qualitativa, quanto ao ponto de vista de seus objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva com o método de abordagem dedutivo. Sendo a classificação como revisão literária, apresentando o pensamento dos principais teóricos sobre a temática para conseguir informações e/ou conhecimentos acerca da problemática em questão.
Foi realizada uma vasta revisão literária com os teóricos da área para se obter uma melhor visão da temática proposta e os resultados responderam a problemática levantada nesta pesquisa, apontando que, sim, há possibilidade de realizar a integração da floresta no nexo água-energia-alimentos, tendo em vista que não há um modo de atender as necessidades humanas sem proteger as florestas, solos e os recursos hídricos, uma vez que para que a terra continue fornecendo o que o homem necessita, água-energia-alimento, a mesma deve ser preservada.
Desse modo, conclui-se que ao integrar a floresta no nexo já existente, água-energia-alimentos, proporcionará uma maior preocupação para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental. Haja vista o grande crescimento demográfico, o consumo de água, de energia e de alimentos aumentará, entretanto, os recursos naturais, tanto relacionados à água quanto à floresta, são escassos. O que necessita de ações estratégias voltadas para uma gestão eficiente dos recursos naturais, com vistas a assegurar as demandas atuais e futuras.
GIATTI, L.L. et al. O nexo água, energia e alimentos aplicados no contexto da Metrópole Paulista. Estudos Avançados. 30/88: 43-61, 2016. MOHTAR, R. H.; DAHER, B. Water, energy, and food: The ultimate nexus. Encyclopedia of agricultural, food, and biological engineering. CRC Press, Taylor and Francis Group, 2012.