Resumo

Título do Artigo

Economia Azul: agenda de pesquisa e práxis
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Carlos Dias Chaym
Universidade Estadual do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Fábio da Silva
Universidade Potiguar - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

A Economia Azul, por vezes chamada de Crescimento Azul, tem se constituído como uma abordagem em evidência nos últimos anos. Isso tem levado não somente acadêmicos, mas promotores de política, ONGs, sociedade civil, setor produtivo e outros stakeholders a se valer do tema, criando uma desordem conceitual. O presente estudo faz uma revisão sistemática de literatura e evidencia os principais enfoques dados ao tema, contribuindo para a consolidação do conceito e para a práxis da Economia Azul.
Problema: Quais os temas emergentes em Economia Azul? Objetivo: Analisar a literatura científica sobre Economia Azul de modo a identificar temas emergentes.
Considerando a heterogeneidade do termo, é natural que o conceito possa representar diferentes questões para cada um deles, de tal modo que a expressão Economia Azul vem sendo utilizada de forma distinta por diversos autores e praticantes (CHAYM, 2021). Assim, compreender como a Economia Azul vem sendo apresentada na literatura corresponde a um passo importante na consolidação do conceito, permitindo que novos estudos evitem utilização inadequada e que novos praticantes saibam com maior acurácia as fronteiras conceituais da Economia Azul (LEE; NOH; KHIM, 2020).
Pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Foi realizado um levantamento em 20 bases de dados científicas em um período de 28 anos (1992 a 2020), que corresponde desde a fase mais embrionária do conceito até o último ano. Foram utilizados 6 termos de busca: "Blue Economy", "Blue Growth" e correspondentes em espanhol e português.
A partir dos termos de busca foram encontrados 2.817 trabalhos em 20 bases de dados. Destes, foram selecionados 371 artigos com ligação direta com o tema. Após a leitura dos artigos selecionados e da análise sistemática, emergiram sete grandes temas multi e interdisciplinares entre si envolvendo as agendas de pesquisas e práxis do Economia Azul: políticas públicas, sustentabilidade dos oceanos e ambientes costeiros, energia azul, inovação e tecnologia, aquicultura (pequenos pescadores e indústria de pesca), turismo e alguns estudos críticos da perspectiva da BE.
O pode contribuir para a compreensão agendas de pesquisa e da práxis da Blue Economy e sua estrutura. Ao discutir a literatura no contexto das áreas temáticas, buscou-se evidenciar os principais enfoques dado à Blue Economy pelas partes interessadas e seu desenvolvimento e descoberta, assim como apresentar as críticas já existentes a esse modelo de desenvolvimento e, consequentemente, contribuir para os debates teóricos e das práxis da Economia Azul.
CHAYM, Carlos. Dias. O potencial da Inovação Azul no Brasil. 2021, 154f. Tese [Doutorado em Administração] - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Fortaleza, 2021, 154f. LEE, K.H.; NOH, J.; KHIM, J.S. The Blue Economy and the United Nation’s sustainable development goals: Challenges and opportunities. Environment International, v. 137, n. 4, p. 1-6, 2020.