Resumo

Título do Artigo

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: evidenciação da sustentabilidade em uma indústria de papel e celulose
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Stephane Louise Boca Santa
- Unidade Florianópolis Responsável pela submissão
2 - Rafael de Lima
-
3 - Ana Regina de Aguiar Dutra
-
4 - José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
-
5 - Thiago Coelho Soares
- Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

É muito mais do que lucratividade que importa e as empresas devem proporcionar mais do que isso, protegendo de forma responsável a sociedade. A responsabilidade social corporativa (RSC) refere-se às ações realizadas por empresas visando a responsabilidade de seus efeitos de forma social e ambiental. A GRI organizou uma série de diretrizes para a preparação de relatórios de sustentabilidade, a fim de que os dados possam ser apurados e comparados. Visando direcionar os estados ao redor do mundo no alcance do objetivo de tornar o planeta mais sustentável, a ONU criou os ODS.
A pesquisa busca-se responder à seguinte questão problema: quais as práticas de sustentabilidade evidenciadas no relatório de sustentabilidade estão alinhadas com os ODSs? Para responder a esta questão tem-se o seguinte objetivo geral: Identificar as ações de sustentabilidade evidenciadas no relatório de sustentabilidade de uma empresa do setor de papel e celulose e relacioná-las com as ODSs.
RSC é uma forma de direcionamento das empresas para que adotem práticas com vistas ao desenvolvimento sustentável. Nesta direção, é possível constatar alguns agentes que apoiam as empresas com suas estratégias socioambientais, como é o caso das descritas no Pacto Global das Nações Unidas. Percebeu-se a necessidade de garantir o crescimento econômico e social sem degradação do meio ambiente.
Quanto aos objetivos da pesquisa, pode-se considerar como sendo exploratório. No que se refere aos procedimentos técnicos, o recurso empregado é o estudo de caso único e a forma de coleta dos dados é documental. A abordagem deste estudo é considerada qualitativa.
Identificou-se as ações da empresa por meio da análise do Relatório de Sustentabilidade 2019 e 2018. Dentre os 17 ODS analisados, a empresa descreve algum tipo de ação relacionados a 11 ODSs e nenhum tipo de ação relacionados a 6 ODSs. Vale salientar de que o ODS 17 foi considerado ausente devido ao fato da empresa não ter um tópico específico sobre isso no GRI. Salienta-se ainda, que quando afirmamos que a empresa tem uma ação voltada a determinado ODS, estamos informando que há informações referente a esse ODS no GRI, entretanto, não significa que as ações são necessariamente positivas.
A empresa estudada do setor de papel e celulose possui diversas ações relacionadas a sustentabilidade, que contribuem para o alcance de 11 ODSs. Existem ações positivas e negativas, pois toda atividade gera impacto ambiental. Foram identificadas todas as ações correspondentes ao Relatório de Sustentabilidade 2019 e analisadas uma a uma. Por isso, conclui-se que a empresa estudada abrange a maioria dos ODSs e tem muitas ações que beneficiam o meio ambiente e a sociedade, apesar do impacto e da atividade em questão.
Bowen, H. R.; Johnson, F. E. Social responsibility of the businessman. Harper, 1953. Buckingham, Susan; Kina, Victoria J.. Sustainable Development and Social Work. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, [s.l.], p.817- 822, 2015. Elsevier. Carroll, Archie B. Corporate Social Responsibility. Business & Society, vol. 38, no. 3, p. 268–295, 1999. Ferranti, Pasquale. The United Nations Sustainable Development Goals. Reference Module in Food Science, [s.l.], p.1-3, 2018. Elsevier.