Resumo

Título do Artigo

VIABILIDADE ECONÔMICA DE MICROGERADORES EÓLICOS PARA A REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Karina Lenz Bieger
-
2 - Matheus Francescatto
Universidade Federal Santa Maria - Universidade Federal Santa Maria Responsável pela submissão
3 - Cristiano Roos
-

Reumo

A energia eólica é cada vez mais empregada para a geração mais limpa de energia elétrica por ser uma fonte renovável e abundante.
Neste contexto, o problema de pesquisa deste trabalho é baseado na pergunta: há viabilidade técnica e econômica de gerar energia elétrica em um ambiente universitário na cidade de Santa Maria a partir de microgeradores eólicos? Assim, o objetivo geral é realizar um estudo de viabilidade econômica envolvendo a utilização de microgeradores eólicos para a geração de energia elétrica na reitoria da Universidade Federal de Santa Maria.
O Brasil é um país privilegiado sob o aspecto energético, pois seu relevo, hidrografia e clima tropical permitem o aproveitamento das diversas fontes renováveis de energia, como a hidráulica, a biomassa, a eólica e a solar. O país vem mantendo um esforço contínuo para a manutenção de uma matriz energética limpa no intuito de atender os compromissos internacionais assumidos.
Para tal, foram utilizando procedimentos metodológicos de modelagem e simulação. Foram simulados ao todo 20 cenários considerando ventos ideais e reais, levando em consideração a relação entre os custos de aquisição e manutenção dos microgeradores e as quatro bandeiras tarifárias vigentes no Brasil.
Os métodos de análise econômica utilizados nas simulações foram VPL, TIR, Payback Simples e Payback Descontado, além do método LCOE.
Como conclusão obteve-se que todos os cenários são viáveis economicamente, porém considerando condições ideais de vento. Ao trazer os cenários para a realidade dos ventos de Santa Maria, obteve-se o resultado de que o investimento é economicamente inviável.
SANTOS, M. J. et al. Scenarios for the future Brazilian power sector based on a multicriteria assessment. Journal of Cleaner Production, v. 167, p. 938-950, 2017. SCHMIDT, J. et al. An optimal mix of Schmidt PV, wind and hydro power for a low-carbon electricity supply in Brazil. Renewable Energy, v. 85, p. 137-147, 2016.