Resumo

Título do Artigo

Fatores que influenciam a Atitude e a Intenção de Compra de Açúcar Orgânico
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Danielle Angeloni Oldemburgo
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Administração Responsável pela submissão
2 - Eduardo Eugenio Spers
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Departamento de Economia, Administração e Sociologia
3 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
- Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru
4 - Carlos Eduardo De Freitas Vian
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Reumo

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem a aplicação de pesticidas químicos, considerados ambientalmente seguros, pois pesticidas e fertilizantes químicos não são usados em sua produção (Gundala et al., 2021). Assim, de acordo com a pesquisa realizada para o presente estudo, verificou-se a relação entre diversos fatores que influenciam positivamente a atitude e a intenção de compra de alimentos orgânicos (Scalco et al., 2017; Kushwah et al., 2019; Prentice et al., 2019). Este artigo aborda também o açúcar orgânico, o qual é produzido sem a adição de componentes químicos.
Conforme visto na literatura, autores como Rana e Paul (2017) e Kushwah et al. (2019) e muitos outros avaliaram o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos, em relação aos fatores que mais os motivam a comprar estes alimentos. Assim, além das principais dimensões avaliadas na literatura, este estudo objetiva complementar com a análise da confiança do produto e/ou marca e, adicionalmente, analisar o açúcar orgânico, um produto industrializado que é derivado da produção de cana-de-açúcar orgânica, que está em expansão de área plantada no Brasil.
Este estudo foi estruturado com uma revisão da literatura que apresenta dados dos principais fatores que influenciam positivamente a atitude e a intenção de compra do consumidor de orgânicos, como a qualidade dos alimentos, a consciência ambiental do consumidor, o preço dos produtos, a disponibilidade e o conhecimento e a confiança pelo produto e/ou marca.
Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa quantitativa tipo Survey, com perguntas específicas sobre o estudo que está sendo analisado. Segundo Malhotra e Malhotra (2012), esse tipo de pesquisa fornece informações para uma maior compreensão sobre um determinado problema, possibilitando quantificar os dados e generalizar os resultados obtidos. O objetivo nesta pesquisa foi de avaliar a atitude e a intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos, sendo a ferramenta utilizada para aplicação do questionário foi via formulário do Google Forms.
O instrumento obteve 240 respondentes que aceitaram participar da pesquisa e que responderam positivamente a única condição solicitada para participar: consumir e/ou comprar açúcar. Do total de respondentes, 73,4% de respondentes que afirmaram consumir alimentos orgânicos e 36,1% que afirmaram comprar e/ou consumir açúcar orgânico. Foi realizado análises dos dados via Software SmartPLS e em seguida, uma análise estatística do constructo de confiança ao açúcar orgânico.
Com base nos resultados do presente estudo, foi verificado que o modelo proposto foi devidamente validado, assim como as hipóteses levantadas para sua sustentação. Assim, este trabalho colabora com estudos sobre a percepção do consumidor quanto aos alimentos orgânicos, e está alinhado com demais estudos sobre o tema, como Rana e Paul (2017) e Kushwah et al. (2019). Em relação a medição realizada ao açúcar orgânico, verificamos que a confiança na certificação dos alimentos orgânicos, influencia positivamente sua escolha.
Kushwah, S., Dhir, A., Sagar, M., & Gupta, B. (2019). Determinants of organic food consumption. Appetite, 143, 104402. Malhotra, N. K., & Malhotra, N. K. (2012). Basic marketing research: Integration of social media. Boston: Pearson. Prentice, C., Chen, J., & Wang, X. (2019). The influence of product and personal attributes on organic food marketing. Journal of Retailing and Consumer Services, 46, 70-78. Rana, J., & Paul, J. (2017). Consumer behavior and purchase intention for organic food: A review and research agenda. Journal of Retailing and Consumer Services, 38, 157-165.