Resumo

Título do Artigo

REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO ALIMENTAR SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR: CASO DOS RESTAURANTES DA ASA SUL DE BRASÍLIA FILIADOS AO INSTITUTO ECOZINHA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Carolina de Rezende Alvares
UNB Universidade de Brasília - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
2 - Patricia Guarnieri
- Responsável pela submissão

Reumo

Tendo em vista o cenário de desperdício alimentar, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO (2018), a estimativa é que em cada ano se perca aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas de alimento e se não houver ações frente a esse problema, o desperdício aumentará 70% até 2050 (KAZA et al., 2018).
O Brasil desperdiça 23,6 milhões de alimentos por ano e 15% desse total é gerado por restaurantes. Nesse preocupante cenário, esse estudo tem o objetivo de analisar a redução do desperdício alimentar no segmento de restaurantes localizados na Asa Sul, Brasília-DF sob a perspectiva da economia circular.
Nesse âmbito, ainda que os estudos de economia circular no segmento alimentício estejam em crescimento, há uma lacuna em relação àqueles referentes a estabelecimentos alimentícios e à percepção do gestor e dos consumidores, o que também é apontado por Kirchherr (2017).
Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e quali-quantitativa. O foco do estudo é nos restaurantes da Asa Sul, em Brasília-DF, associados a organização “Instituto Ecozinha: Restaurantes sustentáveis”. Para a coleta de dados foram elaborados dois questionários, um voltado aos gestores e outro voltado aos consumidores, aplicados online.
Foram obtidos 17 questionários de gestores e 385 de consumidores. A análise de dados foi feita mediante análise de conteúdo e análise estatística descritiva simples, por meio de análise de frequências.
Os resultados apontam que a associação dos restaurantes a essa organização, é benéfica para a empresa, principalmente na questão dos resíduos; a motivação principal para se associar é a questão ambiental e a gestão dos resíduos; a maioria dos associados, foram convidados pelo Instituto; os principais desafios são aqueles relacionados ao treinamento dos colaboradores; e os consumidores estariam afetados positivamente por essa associação ao Ecozinha.
ELKINGTON, J. Cannibals with Forks: the Triple Bottom Line of 21st Century. Capstone, Oxford: [s.n.]. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards the Circular Economy: economic and business rationale for an accelerated transition. [s.l: s.n.]. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. What Is The Circular Economy? Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2020a.