Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Giselly dos Reis Santos
Universidade do Estado de Mato Grosso - Tangará da Serra
2 - Lierge Luppi
- Tangará da Serra Responsável pela submissão
3 - Paula Maines da Silva
- Educação a Distância

Reumo

A modernidade criou a vontade de consumir cada vez mais, sendo um momento em que as pessoas acreditam que podem obter satisfação pessoal pelo consumo. Por esse motivo a sociedade contemporânea também é uma sociedade consumista. É uma sociedade que precisa descobrir soluções para os problemas ecológicos criados por ela (ZANIRATO, ROTONDARO, 2016). O consumo sustentável é primordial para se alcançar um nível social de bem-estar material que possa ser replicado pelas futuras gerações, sem que haja a eliminação dos recursos naturais (OLIVEIRA, 2012).
O problema de pesquisa foi investigar quais comportamentos sustentáveis podem ser identificados nos estudantes da UNEMAT? O objetivo foi identificar quais comportamentos os acadêmicos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da UNEMAT manifestam no que se refere ao consumo sustentável. Além disso buscou-se caracterizar o comportamento dos estudantes referente ao consumo sustentável; examinar as distinções de comportamento com base nos gêneros masculino e feminino e, por último, investigar a relação entre as diferenças de renda e o comportamento observado.
A sustentabilidade pode ser entendida como “a adoção de estratégias e atividades voltadas para a prevenção da degradação e a proteção do meio ambiente” (Silva et al., 2018, p.52). Conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para implantar qualquer estratégia rumo a um modelo de produção e consumo sustentável. Em geral, o comportamento humano e do consumidor em particular é complexo, envolvendo estudos de diversas áreas do conhecimento, especialmente da psicologia e das ciências sociais.
A abordagem dessa pesquisa foi caracterizada como quantitativa. A população deste estudo foi composta por 660 acadêmicos que iniciaram seus cursos a partir do ano de 2017 nos cursos de Administração e Ciências Contábeis na UNEMAT, sendo 421 alunos matriculados no curso de Administração e 239 alunos no curso de Ciências Contábeis. A amostra foi de 160 acadêmicos. O questionário utilizado foi adaptado do questionário validado pelo autor Silva (2019). A coleta de dados se deu através do Google Forms e a análise dos dados foi feita através de planilhas do Microsoft Excel.
Nota-se maior conscientização dos acadêmicos em relação ao consumo de energia elétrica. No entanto, a maioria dos resultados obtidos revelou a indiferença dos acadêmicos e a não adoção de vários comportamentos sustentáveis abordados na pesquisa. Em relação ao gênero dos respondentes, não houve diferenças significativas nos comportamentos observados. Já em relação a renda, os grupos de acadêmicos com menor renda (até 2 salários-mínimos) não optam por comprar produtos menos prejudiciais ao meio-ambiente e não estão dispostos a pagar mais caro por produtos sustentáveis.
Concluiu-se que é importante que a academia invista em ações, eventos e cursos para introduzir a Educação Ambiental (EA) nesse espaço que pode influenciar os acadêmicos a terem maior consciência da importância do cuidado com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
SILVA, Felipe Kelre Ferreira da. Comportamento sustentável dos alunos de Administração de uma universidade federal brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Curso de Administração. Fortaleza, 2019. HOHENBERGER, V.; TONIN, S.; COSTA, V. M. F. Consumo sustentável: comportamento consumidor de alunos de graduação em Administração. Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade. Belém, vol. 5, n.2, jul – dez/2016, p.73-90.