Resumo

Título do Artigo

Modelagem De Processos Na Administração Pública: Uma Revisão Sistemática Integrativa com Olhar Internacional
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Mayara Nascimento de Oliveira
Universidade Federal de Sergipe - PROFIAP Responsável pela submissão
2 - Kleverton Melo de Carvalho
Universidade Federal de Sergipe - Mestrado Profissional em Administração Pública
3 - Rosangela Sarmento Silva
- Universidade Federal de Sergipe
4 - MARIA ELENA LEON
Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Administração
5 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Universidade Federal de Sergipe - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E CIÊNCIAS ATUARIAIS

Reumo

Ultimamente as instituições públicas têm aprimorado suas estratégias de gestão a fim de alcançar melhores resultados em seus processos de negócios. Muito dessa perspectiva advinda da New Public Management e da Nova Governança Pública (PEREIRA et al., 2017). Os estudos sinalizam que a implementação de gerenciamento por processos no setor público aprimora a avaliação de áreas de melhoria, o fornecimento de evidências econômicas para aumentar a eficiência (GABRYELCZYK E RAKOWSKA, 2015) e a própria utilização de softwares para o desenvolvimento de modelagens (CAMPOS; MAIA, 2018).
Diante do problema: Quais as principais metodologias de modelagem de processos estão sendo usadas na administração pública internacional? O presente artigo busca então explorar o que está em alta internacionalmente no contexto da modelagem de processos organizacionais na administração pública, através de uma revisão sistemática integrativa da literatura entre os anos de 2010 e 2020. Conjecturando-se, como principal pressuposto do estudo, a incipiência de uma agenda de pesquisa sobre o uso de modelagem em organizações públicas, sendo uma dinâmica ainda pouco explorada pela literatura.
A gestão de processos impacta diretamente na validação da estratégia organizacional e criação de valor. Essa relação é percebida na adoção de práticas e métodos que visam a melhoria contínua nos processos de negócios (ENSSLIN et al., 2017). A abordagem Business Process Management (BPM), caracterizada como um conjunto de tecnologias e métodos que dá suporte à gestão de processos de negócio, está entre os modelos mais comumente citados na literatura, dado seu desenvolvimento e integração com as práticas recentes de gestão (VAN DER AALST, 2012; ARAÚJO et al., 2016).
Realizou-se uma pesquisa sistemática de natureza descritiva com abordagem qualitativa, tendo como fontes de evidências artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020 em duas bases de dados internacionais: Web of Science e Scielo. Seguiu-se o método de revisão sistemática integrativa focado no campo organizacional proposto por Botelho, Cunha e Macedo (2011), seguindo seis etapas. A matriz de síntese foi a ferramenta utilizada nesta pesquisa para extrair e dispor de forma clara aos pesquisadores os dados dos artigos selecionados, melhorando sua interpretação (KLOPPER; LUBBE; RUGBEER, 2007).
Verificou-se a utilização da modelagem em processos intra, inter e extraorganizacionais, de forma sistêmica e integrada, buscando o envolvimento de agentes, setores e/ou instituições diversas num mesmo processo. Demonstrando a complexidade que permeia a gestão pública atual tem-se a participação do cidadão não apenas como usuário final do serviço prestado pelo ente público, mas sendo considerada tanto na orientação desses serviços como por meio da coparticipação. Há ainda uma tendência na utilização da BPMN como passo para alcance dos objetivos dos estudos considerados e não como finalidade.
O trabalho traz sinais que podem gerar subsídios para que se instituam políticas e ferramentas no contexto da modelagem de processos em organizações públicas. O primeiro é o da tendência da coprodução. A outra é a cogovernança. Nos diversos contextos discutidos na pesquisa a presença da tecnologia pôde ser percebida, seja no atendimento de normativas de governo eletrônico, na disponibilidade de acesso às informações dos processos para o cidadão por meio digital ou na verificação e atualização do processo modelado de maneira automatizada por seus variados atores.
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A.; NUNES, N. A.; REIS, C. BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, v. 23, n. 01, p. 71–86, 2017. GABRYELCZYK, Renata; RAKOWSKA, El?bieta. Modelling and measuring business processes to enhance public administration performance. Innovation, Entrepreneurship and Sustainable Value Chain in a Dynamic Environment, EuroMed Press, Verona. In: 8th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2015.