Resumo

Título do Artigo

REESTRUTURAÇÃO DE ROTAS E SUSTENTABILIDADE: O caso de uma empresa Distribuidora de baterias automotivas em Porto Velho-RO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Davy Ítalo Ribeiro da Silva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Administração Responsável pela submissão
2 - Thales Alan Sátimo Jurello
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Administração
3 - Haroldo de Sá Medeiros
- Fundação Universidade Federal de Rondônia
4 - Theophilo Alves de Souza Filho
-

Reumo

A gestão sustentável tem sido um tema constantemente abordado no contexto organizacional, dada a importância e preocupação em nível global. Organizações em diversos segmentos buscam criar e implementar estratégias que visem inovar sustentavelmente em seus processos. Em alguns casos, por uma imposição legal, as organizações buscam e precisam adequarem-se no significado de sustentabilidade, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Diante desse cenário, buscou-se no presente estudo uma luz para direcionar, por meio do setor de logística, melhoras na organização.
Como o setor de logística pode contribuir para organização, notadamente aos conceitos de sustentabilidade, em especial econômica? Objetivo geral é analisar o setor logístico em uma empresa distribuidora de baterias automotivas, considerando conceitos de sustentabilidade. Objetivos específicos: [1] verificar a relação do setor logístico no contexto geral da organização; [2] identificar os custos logísticos; e [3] formular estratégia de melhoria do contexto geral da organização a partir do setor logístico apoiando-se nos conceitos de sustentabilidade
Roteirização é o termo utilizado para determinar um ou mais roteiros, seja com a realização de paradas ou não, pelo veículo da empresa ou terceirizada. Incluindo, ainda, aspectos referentes ao tempo e custo, que formam uma rota. (MARSOLA; OLIVEIRA, 2019 apud CUNHA, 2000). De acordo com Barbiere et al. (2010), o termo sustentabilidade apresenta três aspectos dimensionais: Ambiental; Econômico – que diz respeito à eficiência econômica relacionada ao ciclo de vida da organização; e, Social.
Para levantamentos da amostra foram utilizados os seguintes procedimentos: ? Primeiro, buscou-se o material bibliográfico em plataformas digitais para composição do referencial teórico que deu base para este estudo, buscou-se artigos científicos e livros nas bases Scielo, Google Acadêmico e CAPES. Como critério para composição do referencial teórico determinou-se trazer os autores seminais sobre o tema e artigos que estudaram fenômenos semelhantes para possibilidade de comparação deste estudo com outros realizados. ? Segundo marco, realizou-se uma pesquisa e coleta documental dos relatórios
Ballou (2006), destaca que a logística empresarial é um campo recente no que tange aos estudos acerca da gestão integrada, envolvendo as áreas tradicionais da Administração, ou seja, finanças, marketing. O setor de logística é responsável pela compra de mercadorias e pela composição do estoque, sendo de suma importância que as decisões acerca das compras sejam assertivas para que os produtos cheguem ao Distribuidor com a maior brevidade possível.
Foi identificado como a logística está relacionada com os demais setores da empresa e no que diz respeito aos objetivos traçados, frisa-se que foram alcançados, haja vista que a partir do referencial teórico validou-se por meio deste trabalho os benefícios de uma logística planejada para a qual apresentou-se uma proposta de reestruturação. Portanto, além de validar as referências teóricas e gerar valor à organização com os resultados deste estudo, o qual poderá ainda servir de modelo base para outras organizações que atuem com modelo de gestão parecido e ou no mesmo segmento.
BARBIERE, J. C.; VASCONCELOS, I. F. G. de; ANDREASSI, Tales; VASCONCELOS, F. C. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE, São Paulo, v. 50, n. 2, p. 146-154, abr.-jun. 2010. CUNHA, C. Aspectos práticos da roteirização. Revista Anpet Transportes, v. 8, n. 2, p. 51– 74, 2000. MARSOLA, Karina Braga; OLIVEIRA, Andréa Leda Ramos de. Roteirização do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos utilizando metodologias clássicas. Revista Agrarian, 2019. SERRA, F.; TORRES, M. C. S. e TORRES, A. P. Administração Estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores, 2004.