Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS PARA O ESTUDO DAS CONCENTRAÇÕES DE POLUENTES ORIUNDAS DE ESTIMATIVAS DE EMISSÕES DE QUEIMADAS NA MESORREGIÃO SUDESTES DE MT
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - ROBERTO FREITAS TORMA
Universidade Federal de Rondonopolis - UFR Responsável pela submissão

Reumo

Nos últimos anos vem crescendo os casos de doenças respiratórias causadas por queimadas nos meses de agosto a outubro, que é justamente a época das secas no estado de Mato Grosso fazendo que ocorra muitos focos de incêndio. Com isso a emissão de poluentes na atmosfera é muito grande, Diante esse contexto, pode-se questionar: quais os impactos das emissões de poluentes atmosféricos na saúde humana? Para responder este questionamento utilizaremos a estatística multivariada verificando se ocorre uma correlação entre as variáveis em estudo.
Os incêndios florestais que acontecem na zona rural prejudicam muito a área urbana, o vento leva a fumaça e dificulta ainda mais a situação respiratórias das pessoas, crianças e idosos aumentando os atendimentos nos hospitais. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os altos índices de emissões de poluentes oriundos das queimadas dos anos de 2015 a 2018 da mesorregião sudeste de MT, em relação ao processo de altas taxas de doenças respiratórias ocorridas na época das queimadas, utilizando para isso da estatística multivariada.
No Brasil, os incêndios florestais e as queimadas são problemas antigos, relacionados, principalmente, à cultura do uso do fogo como ferramenta no modelo de cultura desenvolvido pela colonização (GONÇALVES, 2005). O Estado de Mato Grosso é dividido em cinco mesorregiões que são subdivisões do estado que congrega diversos municípios. A pesquisa se foca na mesorregião Sudeste do estado. A estatística multivariada ou análise multivariada é um conjunto de métodos estatísticos que torna possível a análise simultânea de medidas múltiplas para cada indivíduo, objeto ou fenômeno observado (BETARELLI,
Os dados para o a pesquisa foram baixados do Sistema de Informações Ambientais (SISAM) que faz parte do INPE. Cada planilha corresponde aos anos de 2015 a 2018 possuindo 11 variáveis: CO (Monóxido de Carbono), O3 (Ozônio), NO2 ( Dióxido de Nitrogênio), SO2 (Dióxido de Enxofre), PM25 (Material particulado), direção e velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação acumulada, focos de queimadas da vegetação. Estes dados correspondem a mesorregião sudeste do estado de Mato Grosso formada por 22 municípios. Para este estudo vamos utilizar o software SPSS v. 26 .
O teste de esfericidade de Bartlett mede se existe correlação suficientemente forte para que a análise possa ser aplicada. A variabilidade dos dados, mostra a distribuição entre os eixos de ordenação, permitindo identificar o número de eixo mais significativos. Podemos verificar também graficamente esta relação entre as variáveis. Quanto mais próximo de 1. Assim temos também que quando se aproxima do -1 temos a cor vermelha. As primeiras componentes principais tem o maior peso que no caso com esses componentes podemos interpretar a variabilidade dos dados, ou seja a componente principal 1 tem
A técnica da análise de componentes principais, utilizada neste estudo, mostrou-se efetiva pelo fato de ter reduzido a quantidade de variáveis de 11 para 5 componentes que explicam parte satisfatória dos dados originais. Foi possível sintetizar, num determinado período, quais os principais poluentes que prejudicam substancialmente a saúde das pessoas durante o período de queimadas.
HONGYU, Kuang, SANDANIELO, Vera L. M., OLIVERIRA JR., Gilmar J.. Análise de Componentes Principais: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S - Engineering and Science, v. 1, n. 5, p. 89-90. ISSN: 2358-5390. LOTUFO, Juliana B da Silva et al. Índices Espectrais e Temperatura de Superfície em Áreas Queimadas no Parque Estadual do Araguaia em Mato Grosso. Revista Brasileira de Geografia Física. https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/viewFile/244539/34932 Acesso em: 13/09/2021.