Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES QUE PARTICIPAM DE EMPRESAS JUNIORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jhonatan da Costa Rosa
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Santana do Livramento Responsável pela submissão
2 - Thiago Antônio Beuron
- Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
- Universidade Federal de Santa Maria
4 - Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão
-
5 - Gustavo da Rosa Borges
-

Reumo

O mercado requer profissionais cada vez mais capacitados e que estejam ligados, não somente as questões organizacionais, mas também as mudanças globais. As universidades tem a capacidade de atuar de maneira a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes, fazendo com que a equipe e os alunos desenvolvam competências para lidar com situações reais e complexas, desenvolvendo seu senso crítico, criando a compreensão de que comportamentos menores levam a questionamentos mais profundos.
Este estudo tem como problema de pesquisa “Qual a relação entre liderança e competências para a sustentabilidade a partir da percepção de estudantes pertencentes às empresas Juniores do Rio Grande do Sul?” E como objetivo: analisar a relação entre liderança e competências para sustentabilidade a partir da percepção de estudantes pertencentes às empresas Juniores do Rio Grande do Sul.
A fundamentação teórica desse estudo aborda sobre liderança, competências para a sustentabilidade e liderança sustentável, trazendo as teorias e estudos referente aos temas.
Este estudo dispõe de uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem quantitativa e estratégia survey. A coleta de dados deu-se através de um questionário online enviado para 66 empresas juniores federadas à Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Sul, obtendo resposta de 24 delas, sendo a amostra composta por 90 estudantes. A análise dos dados foi através do software SPSS e compreendendo as técnicas de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e correlação.
Analisando os dados coletados, conclui-que as práticas de liderança dos respondentes estão voltadas para o domínio habilitando a ação, onde os estudantes devem haver a promoção e colaboração de todos os integrantes da equipe no processo de liderança. Em relação as competências para a sustentabilidade, pode-se evidenciar que as mesmas são de valorização para a sustentabilidade, os estudantes consideram mais importante as competências referentes a valoração ou preferência por produtos, experiências ou práticas mais sustentáveis.
Respondendo ao objetivo geral e a problemática deste estudo, os estudantes apontam uma relação muito baixa entre os constructos liderança e competências para a sustentabilidade, evidenciando que mesmo que a liderança tenha alcançado uma nova forma de pensamento adequando-se a realidade e as mudanças da sociedade, a sustentabilidade por sua vez, em específico as competências para a sustentabilidade, ainda não conseguiu atingir um ponto de conscientização total a ponto de gerar ações sustentáveis, visto que os estudantes preferem valorizar ao invés de planejar e refletir em suas ações.
GARLET, V. et al.. Construção de capacidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Proposição da escala de Competências para a Sustentabilidade (ECS). In: 8º Fórum Internacional ECOINOVAR. Anais..., Santa Maria, RS, 2019. KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. O desafio da liderança. 5. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. SEGÓVIA-PÉREZ, M.et al. Education for Sustainable Leadership: Fostering Women’s Empowerment at the University Level. Sustainability, v.11, p. 01-14, 2019.