Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE NEGÓCIOS SOCIAIS E STAKEHOLDERS
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Administração Responsável pela submissão
2 - Anete Alberton
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Carlos Eduardo Ramoa
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

Os negócios sociais representam como um novo modelo de desenvolvimento, que combine simultaneamente aspetos sociais e econômicos, atendendo uma necessidade social explicita. Um número crescente de Negócios Sociais vem surgindo, proporcionando um campo fértil e apresentando algumas lacunas que precisam ser preenchidas. Segundo o relatório da Pipe Social (2021), responsável por mapear os negócios socias, somente em 2021 no Brasil, já foram mapeados mais 1.272 negócios, apresentando um grande campo de pesquisa para compreenção desses negócios de impacto social.
O objetivo é analisar a produção científica sobre negócios sociais e stakeholders de 2011 a 2020, para que possamos compreender o processo gerencial no contexto dos negócios sociais, cujo foco é social, agem e interagem com múltiplos atores, que desejam que suas expectativas sejam atendidas (Smith, Gonin & Besharov, 2013). Mascena e Stocker (2020) enfatizam a necessidade de pesquisas no contexto dos stakeholders, uma vez que sua atuação tem se ampliado nos últimos anos, e sua aplicação está cada vez mais presente em diversas áreas de gestão, como no campo dos negócios sociais.
O negócio social tem como objetivo principal gerar impacto social e que todos os lucros provenientes devem ser reinvestidos na própria organização (Yunus, Sibieude & Lesueur, 2012), que por sua vez, identifica um problema e/ou oportunidade e desenvolve soluções para investir, sendo um produto ou serviço.
Uma pesquisa bibliométrica, com abordagem quali-quantitativa, foram coletados artigos na base Web of Science com apoio do software de gerenciamento de referências bibliográficas Mendeley, e para análise dos dados obtidos foi utilizado o Software VOSviewer. O protocolo de busca sistemática da literatura foi elaborado com as palavras-chave centradas em quatro eixos temáticos: social enterprise, social business, social entrepreneurship e Theory stakeholders.
Na análise de 804 artigos, somente em 2020, foram registrados 162 artigos, antevendo uma produção em crescimento sobre o tema. O Social Enterprise Journal é o periódico com maior número de publicações (97 art). Barraket apresenta maior contribuição sobre o tema. Grande parte dos estudos buscam investigar como diferentes stakeholders influenciam a estratégia de inovação de um negócio social. Com base na análise dos artigos foi possível constatar seis recomendações principais para futuras pesquisas: marketing social; estudos empíricos; métricas de impacto social; alianças sociais e valor social.
As pesquisas sobre negócios sociais e stakeholders apresentam curva ascendente em 2014, e em periódicos de diversas áreas de conhecimento, quais sejam: o Social Enterprise Journal e Journal of Social Entrepreneurship. O autor Barraket, apresenta a maior concentração de estudos. A maioria dos estudos aponta, com grande ênfase, para a inovação social, microcrédito e escalar negócios sociais, enquanto o marketing social, estudos empíricos, métricas e indicadores de impacto social, empoderamento, inclusão social, alianças sociais e valor social são considerados como framework para futuros estudos.
Smith, W, Gonin, M., & Besharov, M., (2013). Managing social-business tensions: A review and research agenda for social enterprise. Business Ethics Quarterly, 23(3), 407-442. Mascena, K., & Stocker, F. (2020). Gestão de Stakeholders: Estado da arte e perspectivas. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 12(1), 148. Pipe Social (2021). Mapa 2021 de Negócios de Impacto Socioambiental. Recuperado de https://mapa2021.pipe.com/downloads. Yunus, M., Sibieude, T., & Lesueur, E. (2012). Social Business: innovative, promising solutions to overcome poverty?. The journal of field actions.