Resumo

Título do Artigo

Análise da Intersecção de Bioeconomia e Economia Circular na Produção Científica Qualificada
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Nogueira Gonçalves
- Escola de Administração e Negócios
2 - Kalil Nascimento Neiva
- Escola de Administração e Negócios Responsável pela submissão
3 - José Carlos de Jesus Lopes
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios (ESAN)
4 - Alexandre Meira de Vasconcelos
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FAENG

Reumo

É importante ressaltar que o padrão de desenvolvimento que as economias mundiais seguem é insustentável, tendo em vista a finitude dos recursos frente à demanda humana ilimitada. Consequentemente, os resultados do modelo de crescimento seguido culminam nas mudanças climáticas, esgotamento dos ativos ambientais e na poluição da flora. Dessa maneira, os interesses das partes interessadas sofrem mudanças no sentido de procurar um novo modelo de desenvolvimento que seja capaz de promover a sustentabilidade e nessa conjuntura os construtos teóricos bioeconomia e economia circular se destacam.
Diante do exposto, a problemática central deste estudo é anunciada pela seguinte questão: Quais são as relações teóricas existentes entre as abordagens conceituais dos termos economia circular e bioeconomia, dentro da literatura acadêmica especializada? Sob esta perspectiva, o objetivo geral deste estudo é analisar, na literatura acadêmica especializada, as relações teóricas existentes entre as abordagens conceituais dos termos economia circular e bioeconomia.
A bioeconomia e sua vertente para o atendimento das dimensões da sustentabilidade, a bioeconomia sustentável, constituem-se em proposições científicas recentes, de forma que ainda não há um consenso acerca de uma definição única. Destarte, as partes interessadas buscam delinear suas visões sobre os conceitos em questão que os auxiliem em seus processos decisórios. Já o conceito de Economia Circular não pode ser atribuído a autores ou datas específicas, sendo considerado um conceito surgido da síntese de diversas escolas de pensamento, como a economia azul e a ecologia industrial, entre outras.
Esta pesquisa é categorizada como uma abordagem epistemológica multidisciplinar, sendo de cunho qualitativo e constituindo uma pesquisa pura. O estudo é caracterizado como exploratório. Neste sentido, explorará as abordagens conceituais dos termos economia circular e bioeconomia. O levantamento bibliográfico acerca dessas duas abordagens conceituais, se deu, a partir da coleta de dados na base de dados Scopus O período de coleta dos dados compreendeu os anos de 2015 a 2021. Para a seleção dos trabalhos científicos, utilizou-se as strings de busca BIOECONOM* OR BIO-ECONOM* AND CIRCULAR ECONOM*.
Mediante a execução dos procedimentos metodológicos já explicados e com o apoio do software Iramuteq, tornou-se possível obter as estatísticas do corpus textual analisado, composto por 373 resumos de artigos científicos referentes à interseção das temáticas bioeconomia e economia circular. A princípio, foram identificadas 72588 ocorrências, destas 2515 palavras identificadas somente uma vez, ao longo de todo o corpus (hapax). Tal achado corresponde a 3,46% das ocorrências levantadas. A média de ocorrências por texto foi de 194,61 palavras.
A partir da interpretação dos resultados obtidos, são possíveis três conclusões. A primeira está na observação de que as proposições dos termos bioeconomia e a economia circular apresentam temáticas complementares, mas que diferem quanto ao direcionamento dado ao modelo de produção. Tanto as proposições dos termos economia circular e bioeconomia surgem como meios para a resolução de problemáticas relacionadas às mudanças climáticas, à crescente vulnerabilidade dos ecossistemas e escassez e esgotamento de recursos naturais.
CAPRA, Fritjof. As Conexões Ocultas. Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002. DO, Q.; et al. A systematic reviwe of research on food loss and waste prevention and managemente for the circular economy. International Journal of Production Economics, v. 239. 2021. GONÇALVES, Ana Carolina; NEIVA, Kalil Nascimento; LOPES, José Carlos de Jesus; VASCONCELOS, Alexandre Meira de. Abordagens sobre Bioeconomia na Produção Científica Qualificada. In: Anais ... XXII Engema. USP-SP. São Paulo, nov, 2020. MALUF, Renato S. Segurança alimentar e nutricional. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 20