Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO IMPACTO SOCIAL EM UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA UNIVERSIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lana Rodrigues da Costa Farias
- UNIFOR Responsável pela submissão
2 - RANDAL MARTINS POMPEU
- Faculdade de Economia e Gestão
3 - MARCUS MAURICIUS HOLANDA
- Unifor
4 - FRANCISCA FABIANA MENEZES LIRA
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Reumo

A Responsabilidade Social é um engajamento que a empresa ou qualquer outro tipo de organização tem com a sociedade, impactando-a positivamente por meio de ações e atividades (MORAES et al., 2017). Na atualidade, cresceu em importância a Responsabilidade Social Universitária (RSU) nos distintos âmbitos acadêmicos, devido a seu subsídio para a formação de estudantes e comunidades socialmente responsáveis (BERTO, 2013).Um projeto social bem sistematizado está no rumo do desenvolvimento social sustentando (SCORNAVACCA et al., 1998).
Dessa maneira, este estudo propõe-se a responder o seguinte: Qual o impacto social dos cursos de capacitação profissional promovidos por uma Instituição de Ensino Superior particular na empregabilidade dos alunos?Para responder a essa questão central, definiu-se como objetivo geral analisar o impacto social gerado por um projeto de capacitação profissional vinculado à área de Responsabilidade Social de uma IES particular na empregabilidade dos alunos, utilizando o estudo de caso da Universidade de Fortaleza (Unifor) e seu projeto Centro de Formação Profissional (CFP).
A partir do contexto da RSE, surgem as primeiras discussões de RSU. Vallaeys (2014) diz que a responsabilidade social na universidade representa o progresso total do conceito de responsabilidade social. Fabiani et al. (2018) relatam que impacto, do latim impactus, é o efeito inteiramente atribuível a uma ação ou a decorrência de determinado esforço para atingir um fim instituído. Silva (2013) destaca, a partir das várias mudanças que advieram no mundo do trabalho, que o fenômeno da empregabilidade ocupou lugar de destaque no contexto de trabalho desencadeado pela globalização.
Quanto aos objetivos da pesquisa, este estudo se classifica como exploratório e descritivo (GIL, 2017).Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é conduzida como estudo de caso único. A presente metodologia foi executada nas seguintes etapas: primeiramente, revisão da literatura. No segundo momento, elaboração do questionário para aplicação aos alunos egressos do CFP baseado em Brandão e Ribeiro (2014) e Ribeiro (2015). A análise do estudo possui caráter quantitativo, com o auxilio do software SPSS Statistics, versão 20, para os cálculos de estatística descritiva e tabulação dos dados.
Esse resultado reflete o papel social da Unifor, que atua não somente na formação de recursos humanos de elevado nível de qualificação, mas também na promoção de uma educação que idealize uma integra prática da cidadania. Adicionalmente, sua atuação de pesquisa deve apresentar a solução para problemas e necessidades da comunidade onde está estabelecida, para além do aumento da economia, a promoção da qualidade de vida e a produção de atividades ao desenvolvimento do Capital Humano e Social (POMPEU; MARQUES, 2013; MACEDO, 2005).
O projeto CFP já impactou mais de 31 mil pessoas em seus 17 anos, o que impõe a necessidade da contínua inovação e atenção especial em sua estrutura de funcionamento. Os dados referentes à empregabilidade dos alunos se revelam altamente significativos. Esse resultado evidencia o papel social da Unifor na formação de pessoas qualificadas, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento do Capital Humano e Social, atendendo exponencialmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses resultados reafirmam a literatura de impacto social sobre benefícios para os beneficiários do projeto.
BANDURA, A. Regulation of cognitive processes through perceived self efficacy. Developmental Psychology, v. 25, n. 5, p. 729-735, 1989. BATISTA, Mariana; DOMINGOS, Amanda. Mais que boas intenções técnicas quantitativas e qualitativas na avaliação de impacto de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, RBCS, v. 32, n. 94, jun./2017. BRANDÃO, Daniel; CRUZ, Célia; ARIDA, Anna Lívia. Métricas em negócios de impacto social: fundamentos. São Paulo: Empresarial, ICE-Instituto de Cidadania e MOVE, 2014.