Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE: Um Retrato das Empresas da Região Metropolitana de Fortaleza/CE Sobre suas Práticas.
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Maione Cardoso
- UECE / CESA / Curso de Administração de Empresas Responsável pela submissão
2 - Matheus Chaves Lopes
Universidade Estadual do Ceará - Itaperi/Centro de Estudos Sociais Aplicados
3 - Letícia de Sousa Ferreira
Universidade Estadual do Ceará - Campus Itaperi
4 - Elianai Silva da Costa
Universidade Estadual do Ceará - Campus do Itaperi

Reumo

Com a expansão das grandes corporações no mercado e a ampla escala dessas mercadorias pelas empresas provocou a exploração e o consumo excessivo dos recursos naturais, acarretando no aumento da degradação do meio ambiente e no acúmulo de resíduos poluentes. Assim, o empreendedorismo sustentável surge como um modelo inovador que impulsiona a iniciativa de um mercado mais consciente e prudente com os aspectos socioambientais, que proporcionam uma transformação no mundo corporativo e na sociedade com a exploração de novos métodos, estratégias e valores comprometidos com a sustentabilidade.
A problemática constrói-se pela indagação se há empreendimentos realmente comprometidos com os aspectos sociais e ambientais na Região Metropolitana de Fortaleza? Se identificados, como estes negócios adotam em suas políticas e práticas os pilares da sustentabilidade? E como e quais os negócios sustentáveis e responsáveis têm utilizado essas ações como estratégia gerencial? Com isso, o objetivo é: Identificar os setores e as empresas na RMF que tem como estratégia de negócios uma gestão comprometida com o meio ambiente e o social. Para assim elencar as atividades, projetos e políticas.
O referencial teórico apresenta a utilização do conceito de sustentabilidade atrelado aos empreendimentos, os novos negócios que se preocupam com o impacto gerado nos ambientais socioambientais e buscam alternativas de reduzi-los, ainda que não percam a prerrogativa de gerarem lucro (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2009; O’NEILL; HERSHAUER; GOLDEN, 2009; SCHLANGE, 2009). Neste contexto, as empresas começaram a aderir às concepções da sustentabilidade como uma nova oportunidade de obter ganhos financeiros à medida que auxilia o desenvolvimento sustentável através de ações ecologicamente corretas.
O presente estudo é caracterizado pela abordagem qualitativa e quanto aos objetivos de cunho descritivo e exploratório. A pesquisa utilizou-se para coleta de dados indiretos a pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros. E quanto a coleta de dados diretos ocorreu pelo estudo de campo nas empresas presentes na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo foram contabilizadas 241 empresas reconhecidas por suas práticas sustentáveis, na qual 47 empresas aceitaram participar e forneceram as informações analisadas neste estudo.
A análise dos resultados ateve-se em primeiro momento ao perfil socioeconômico dos empreendimentos verdes na Região Metropolitana de Fortaleza, seguida pelas políticas pró-ambientais adotadas nos negócios sustentáveis e finalizando com a apresentação das práticas e atividades destas empresas suscitando uma gestão sustentável.
O presente estudo confirmou a presença de empreendimentos sustentáveis na RMF e evidenciou empreendimentos majoritariamente de atividades do comércio, serviços do setor terciário e indústrias de transformação. As políticas destacadas foram de preservação ao ambiente, desenvolvimento econômico responsável e cumprimento das leis trabalhistas e ambientais vigentes, além de inúmeras práticas socioambientais conscientes. Concluindo que é possível os negócios sustentáveis preocuparem-se com os impactos gerados por ele no meio ambiente e se manterem competitivos no mercado.
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à pratica. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. O'NEILL JR, Gerald D.; HERSHAUER, James C.; GOLDEN, Jay S. The cultural context of sustainability entrepreneurship. Greener Management International, n. 55, 2009. SCHLANGE, Lutz E. Stakeholder identification in sustainability entrepreneurship. Greener Management International, n. 55, 2009.