Resumo

Título do Artigo

A VISÃO SOCIOAMBIENTAL DOS GESTORES SOBRE AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gelsomina Maria Bignetti Veloso
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede
2 - José de Lima Albuquerque
- Departamento de Administração Responsável pela submissão
3 - Ivanda Maria Martins Silva
-
4 - MARIA WELLITA BEZERRA DOS SANTOS
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UEADTEC
5 - Sílvia Letícia da Silva Ferreira
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Reumo

O presente estudo teve como base o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em seu item 3.6, que trata do levantamento das práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços, e da importância de estratégias para o engajamento dos docentes e técnicos administrativos nas práticas sustentáveis. De acordo com Maio (2017), as universidades contribuem na produção e disseminação do conhecimento sobre a sustentabilidade, porém, na maioria dos casos não internalizam práticas sustentáveis na gestão de seus campi.
Para Leff (2007, p. 202), embora as instituições de educação superior gozem de autonomia formal (liberdade de pesquisa e de cátedra), suas atividades acadêmicas são afetadas pelos valores dominantes da sociedade. Por isso as IFES devem proporcionar a criação de um modelo de gestão sustentável, já que são academias do saber e possuem a responsabilidade de formar cidadãos conscientes. Esta pesquisa se propõe a responder qual a visão dos gestores da Universidade Federal Rural de Pernambuco quanto às práticas de responsabilidade socioambiental adotadas na instituição.
As práticas sustentáveis na gestão pública passaram a ser normatizadas pelo Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, artigo 16º, com a obrigatoriedade dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS), (BRASIL, 2012). A UFRPE elaborou o seu primeiro PLS em 2017 (UFRPE, 2019). Para Ferreira (2017, p.30), “a universidade como formadora profissional deve ter uma maior sensibilidade em relação às questões sobre o meio ambiente e práticas sustentáveis, porque a partir da função que desempenha e com a adoção dessas práticas poderá influenciar todos os envolvidos no meio acadêmico”.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e que empregou pesquisa documental e de campo. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário a gestores de quatro setores da UFRPE: departamentos acadêmicos de administração (DADM), de biologia (DB); a unidade acadêmica de educação a distância e tecnologia (UAEADTec-sede) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN). A entrevista com os gestores foi composta de 10 questões e com o tempo médio de cada entrevista em torno de 20 a 30 minutos, tendo sido gravada pelo celular.
Quando indagados quanto ao conhecimento dos gestores a respeito do PLS/UFRPE, o resultado obtido foi 50% afirmaram não possuir conhecimento algum sobre este instrumento de política ambiental institucional. Em relação ao conhecimento dos eixos da A3P, 50% dos respondentes afirmaram que possuem conhecimento dos eixos da A3P, porém registram ainda que ainda ser pouco internalizado na comunidade acadêmica. Em relação as dificuldades de implantação de práticas sustentáveis as principais dificuldade apontadas foram sensibilizar os colaboradores para tratar sobre o tema e a limitação orçamentária.
Foi possível constatar que os temas: sustentabilidade, educação ambiental, práticas sustentáveis com responsabilidade socioambiental, estão presentes em diversos trabalhos realizados pelos servidores da UFRPE, o que demonstra que o interesse pelo assunto é fato, porém existe uma necessidade de pulverizar ações voltadas para motivar e engajar os servidores nas práticas sustentáveis do PLS da UFRPE. Foi possível perceber que os atores envolvidos demonstraram um grande interesse em buscar meios que possam melhorar a realização das práticas sustentáveis junto à comunidade acadêmica da UFRPE.
FERREIRA, A. P. L. de. Educação ambiental e práticas sustentáveis na educação a distância. 2017. 143 f.: il. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Plano de Gestão de Logística Sustentável desta Universidade. Recife: Conselho Universitário, 2017. Disponível em: http://seg.ufrpe.br/resolucao/res-n%C2%BA-1032017-0. Acesso em: 22 jan. 2019.