Resumo

Título do Artigo

MARKETING SOCIAL E MARKETING SOCIETAL: UM ESTUDO DE CONCEITOS, DOMÍNIOS E CAMPOS DE APLICAÇÃO.
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Silvana Saionara Gollo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Responsável pela submissão
2 - Solange Alfinito
UNB Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Eluiza Alberto de Morais Watanabe
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Reumo

Este ensaio acadêmico apresenta o estudo de dois importantes temas ligados ao marketing, sustentabilidade e sociedade: marketing social e societal. Questiona-se neste ensaio se os termos podem ser utilizados intercambiavelmente, ou seja, se ambos possuem os mesmos conceitos, se seus domínios incluem organizações empresariais e não-empresariais, se ambos têm orientações para lucro e/ou não-lucro e se possuem os mesmos campos de aplicação. A linha de argumentação deste ensaio acadêmico é que marketing social e marketing societal objetivam o bem-estar de indivíduos/consumidores e da sociedade como um todo, mas suas perspectivas teóricas são diferentes. A revisão da literatura sobre os temas permite afirmar que o marketing societal é desenvolvido por empresas para satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, a lucratividade da empresa e o bem-estar da sociedade, enquanto o marketing social é desenvolvimento por organizações não-lucrativas e, por algumas empresas, para contribuir com mudanças de comportamentos de indivíduos-alvo e da sociedade, numa visão de longo prazo, sem visar fins lucrativos. Assim, os termos possuem conceitos, domínios e campos de aplicação distintos
This academic essay presents the study of two important themes related to marketing and society: social and societal marketing. In this essay it is questioned whether the terms can be used interchangeably, that is, whether they both have the same concepts, whether their domains include business and non-business organizations, whether both have profit and/or non-profit orientations, and whether they have the same fields of application. The line of argument in this academic essay is that social marketing and societal marketing aim at the well-being of individuals/consumers and society as a whole, but their theoretical perspectives are different. The literature review allows us to state that societal marketing is developed by companies to satisfy the needs and desires of consumers, the company's profitability and the well-being of society, while social marketing is developed by non-profit organizations and by some enterprise to contribute to changes in the behavior of target individuals and society, in a long-term, non-profit perspective. Thus, terms have distinct concepts, domains and fields of application.