Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA ISLÂMICA: UMA ANÁLISE DOS BANCOS ISLÂMICOS NA INGLATERRA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Ahmed Sameer El Khatib
- FEA/USP Responsável pela submissão
2 - Johan Hendrik Poker Junior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA
3 - Allan Silva de Carvalho
-

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um movimento corporativo para a melhoria de toda a sociedade, além das compulsões da lei (Pearce & Doh, 2005). Ao contrário da abordagem ocidental, a percepção islâmica da RSC é diferente, pois é considerado um conceito sagrado. O Islamismo explica a RSC em um contexto mais religioso, que tem suas raízes no Alcorão (Livro Sagrado dos Muçulmanos) e na Shariah (Lei Islâmica), que fornece um substituto ou estrutura melhor para a filosofia da interação do ser humano com seus semelhantes e a natureza como um todo.
No que diz respeito ao setor bancário islâmico na Inglaterra o trabalho realizado sobre o tema DRSC é mínimo. O setor bancário islâmico tem uma boa aceitação de mercado em todo o setor bancário existente desde os anos 1990. Devido à crescente importância da RSC e suas divulgações no setor bancário em geral e no setor bancário islâmico em particular, é vital descobrir se a crescente participação de mercado e desempenho financeiro têm alguma relevância para as práticas de RSC e suas divulgações na Inglaterra.
Depois de responder às questões de pesquisa acima, o estudo oferece várias contribuições teóricas, metodológicas e práticas. Em primeiro lugar, o estudo contribui para a literatura sobre bancos islâmicos na Inglaterra, visto que havia estudos limitados no passado (Aliyu, Hassan, Mohd & Naiimi, 2017).
A maioria dos estudos precedentes que investigaram a associação entre DRSC e desempenho financeiro baseou-se principalmente no aspecto contábil do desempenho das empresas (e.g., Griffin & Mahon,1997; El Khatib, 2018). Esses estudos usaram o retorno sobre os ativos (ROA), que é um indicador-chave do desempenho financeiro das empresas, mostrando eficiência gerencial, capacidade e competência para gerar lucros usando os ativos dos bancos.
Os resultados indicam que o nível geral de DRSC para a amostra dada é de 51%, o que é ligeiramente diferente do DRSC relatado por um estudo anterior (e.g., Farag, Mallin & Ow-Yong, 2014). O estudo anterior mostra que os bancos islâmicos em países não islâmicos divulgam cerca de 30,4% da RSC em seus relatórios anuais. Isso indica que o DRSC aumentou de 2014 em diante. Os resultados também revelam uma relação negativa significativa entre o DRSC e o desempenho financeiro dos bancos islâmicos na Inglaterra.
Esses resultados indicam que a maioria dos bancos islâmicos, como esperado, divulgou níveis comparativamente altos de práticas compostas de RSC, mas carece de uma divulgação equilibrada das dimensões individuais dessas práticas. Ressalta-se que a prioridade é dada à divulgação de informações relacionadas às obrigações financeiras em relação às demais dimensões.
Abdul Rahman, A.; Md Hashim, M.F.A.; Abu Bakar, F. Corporate Social Reporting: A Preliminary Study of Bank Islam Malaysia Berhad (BIMB). Issues Soc. Environ. Account. 2010, 4, 18–39. Agus, M.; Indrarini, H.; Lee, L.R.; Martinov-Bennie, N.; Soh, D.S.B.; Al, A.; Ahmed, A.; Hossain, M.A.M.S.; Alkhatib, K.; Marji, Q.; et al. Enforcement Rules of the University Act. Int. J. Bus. Soc. Sci. 2012, 4, 1–21.