Resumo

Título do Artigo

COMO CONSTRUIR PONTES ENTRE A ACADEMIA, A SOCIEDADE E A POLÍTICA PÚBLICA RUMO A UMA CIDADE DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Clayton Melo
Universidade Nove de Julho - Unidade Vergueiro Responsável pela submissão
2 - Tatiana Tucunduva Philippi Cortese
- Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
3 - Leonardo Vils
-

Reumo

O ensaio tem como objetivo investigar caminhos para a construção de pontes entre academia, sociedade e gestão pública, apontando que essa aproximação é estratégica para a universidade reforçar sua relevância social, especialmente num momento em que sofre críticas e questionamentos, e assim influenciar a definição de políticas públicas para as cidades. O estudo analisa o papel da comunicação nesse processo, partindo de exemplos reais da atuação de universidades e órgãos científicos nesse campo, para refletir sobre a importância da adaptação da linguagem e das estratégias comunicacionais na era digital. Para problematizar a questão central em análise, o trabalho contou com entrevistas com cientistas, pesquisadores e gestores públicos, além de pesquisa em veículos de imprensa, canais universitários, fontes oficiais, projetos digitais de instituições acadêmicas, literatura e observação empírica. O documento pretende contribuir com informações e reflexões para que a academia aperfeiçoe suas ações de comunicação tanto com a população como com os gestores públicos, colaborando assim para tornar as cidades mais democráticas e inclusivas.
The essay aims to investigate ways to build bridges between academia, society, and public management, pointing out that this approach is strategic for the university to reinforce its social relevance, especially at a time when it suffers criticism and questioning, and thus influence the definition of public policies for cities. The study analyzes the role of communication in this process, starting from real examples of the performance of universities and scientific bodies in this field, to reflect on the importance of adapting language and communication strategies in the digital age. To problematize the central issue under analysis, the work included interviews with scientists, researchers and public managers, as well as research in press vehicles, university channels, official sources, digital projects from academic institutions, literature and empirical observation. The document intends to contribute with information and reflections for the academy to improve its communication actions both with the population and with public administrators, thus collaborating to make cities more democratic and inclusive.