Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Davy Ítalo Ribeiro da Silva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Administração
2 - Mariluce Paes de Souza
Universidade Federal de Rondônia - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Fabiana Rodrigues Riva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Responsável pela submissão
4 - Marília Natacha de Freitas Silva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - ppga

Reumo

As primeiras discussões voltadas ao desenvolvimento sustentável surgiram a partir da preocupação da comunidade científica quanto as mudanças climáticas e aquecimento global. Esse ponto de início foi importante para que as nações do mundo se voltassem para a compreensão de um tema de interesse comum. As discussões mundiais ganharam mais consistência ao longo das últimas décadas, muito embora, seja observado que a mudança de realidade acontece de maneira lenta, não há dúvidas que o sistema político global reconhece a necessidade de se adotar práticas sob uma ótica sustentável.
O desafio consiste na operacionalização das estratégias que inovem em práticas para o desenvolvimento sustentável, nesse ponto, a governança apresenta-se como elemento fundamental, pois é capaz de considerar, de maneira sistêmica, a relação de múltiplos elementos que estão interligados. Diante disto, o objetivo desse estudo é analisar a produção científica sobre o tema da Governança e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira.
O presente artigo utiliza-se dos fundamentos teóricos relacionados à Governança e ao Desenvolvimento Sustentável no contexto amazônico. Neste trabalho, considera-se a Governança como pilar estratégico e fundamental para alavancar e fundamentar o Desenvolvimento Sustentável na região.
Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando-se as palavras-chave (filtro) “governança”, “desenvolvimento sustentável” e “Amazônia”, com a seleção e retenção dos arquivos correspondentes ao critério. Foram selecionados somente os artigos científicos disponíveis na íntegra e de forma online, nas bases de dados da CAPES e no período compreendido entre os anos de 2007 e 2021
Como resultado da pesquisa, foram encontrados no final 20 artigos científicos, que utilizam os termos Governança e Desenvolvimento Sustentável. Ao analisar os potenciais impactos dos artigos revisados, verificou-se o fundamental papel do Estado brasileiro em nível municipal, estadual e federal, com papel de regular as relações dos agentes que integram e se relacionam o contexto amazônico (DALLABRIDA, 2011; BARROS, 2015; VALE et. al 2019). A Governança não se restringe a barreiras territoriais ou nacionais, contudo, o obstáculo é a manutenção da inter-relação entre os envolvidos.
As interações entre os agentes no contexto amazônico apresentam grande complexidade, assim como é o caso do próprio bioma, que possui uma diversidade em formas de estrutura comunitária, estados, cidades e países. O estudo da relação entre esses agentes permite trazer luz ao desconhecido, não mensurado e sobretudo não considerado por diversos tomadores de decisão que direta e indiretamente fazem parte do sistema.
BARROS, A. T. de. Política partidária e meio ambiente: a adesão dos partidos políticos brasileiros à agenda verde. Opinião Pública, v. 21, p. 693-733, 2015. DALLABRIDA, V. R. Economia, Cultura e Desenvolvimento: uma primeira aproximação sobre as origens teóricas da abordagem do tema. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, n. 2, 2011. VALE, F. A. F. do..; TOLEDO, P. M. de.; VIEIRA, I. C. G..; SANTOS JUNIOR, R. A. O. Sustentabilidade municipal no contexto de uma política pública de controle do desmatamento no Pará. Economía, sociedad y territorio, v. 20, n. 62, 2020