Resumo

Título do Artigo

AÇÕES DE CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO NAS GRANDES INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS PÚBLICAS E PRIVADAS NO BRASIL EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Allyany Hipolito Leal Dos Santos
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - MPA em administração Responsável pela submissão
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
- PPGA

Reumo

O conceito de Criação de Valor Compartilhado propõe uma teoria de organizações complementar à Responsabilidade Social Corporativa. Nesta visão, a criação de estratégias, a partir de uma perspectiva coletiva e colaborativa, pode gerar impacto socioeconômicos positivo. Em face da crise provocada pela pandemia da COVID-19, as nações vêm sendo acometidas por uma série de questões que requerem engajamento social e novas estratégias de todos os atores da sociedade. Nesse sentido, as Instituições Financeiras possuem um papel significativo e essencial para as manutenções das atividades econômicas.
a pesquisa visa responder quais as diferenças na Criação de Valor Compartilhado entre as grandes Instituições Bancárias públicas e privadas no Brasil em tempo da pandemia da COVID-19, especialmente as que ultrapassam as impostas pelo governo e órgãos normativos. O objetivo é comparar as ações de CVC entre essas instituições, em tempo da pandemia da Covid-19, que ultrapassam as impostas pelo governo e órgãos normativos.
O conceito de Criação de Valor Compartilhado (CVC) ou, em inglês, Creating Shared Value (CSV), propõe uma nova abordagem de desenvolvimento de organizações, de forma complementar à Responsabilidade Social Corporativa. A CVC diferencia-se da CSR na medida em que propõe focar na geração de benefícios, tanto para a sociedade, quanto para a empresa, considerando a estratégia de negócios (Porter & Kramer, 2011).
Pesquisa de paradigma positivista, de caráter teórico-empírico, de classificação exploratória-descritiva, por meio de multi-casos, com análise qualitativa, e uso de dados primários e secundários. Foi realizado um cruzamento com roteiro semiestruturado e complementada com uma coleta de dados secundários, a partir da leitura dos Relatórios Anual integrado (RAI), Relatório ESG e Relatórios de Sustentabilidade de sete instituições financeiras públicas e privadas, com a identificação dos elementos de CVC e ações impostas.
Houve ações de CVC, além das impostas pelo governo e órgãos regulamentadores. Constatou-se diferenciação em CVC nas IFs públicas e privadas nas dimensões de gestão estratégica, processos internos, social e ambiental. O destaque para as categorias de gestão de estratégias, processos internos e social das IFs públicas e as instituições bancárias privadas destacaram-se nas estratégias voltadas para social (valores em doações) e ambiental. Indentificamos similaridade nass estratégias de CVC na gestão organizacional e econômicos entre as instituições
As instituições bancárias públicas e privadas estão buscando criar valor, além do que é imposta pelo governo e órgãos regulamentadores. Verifica-se que as IFs públicos se diferenciaram em algumas estratégias porque são “braços financeiros” de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social e IFs privadas se destacam em estratégias voltadas para investimento social e ambiental, com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, de forma a popularizar seus modelos. Constatou-se que há estratégias similares que são explicadas fatores externos: normas, concorrentes, clientes.
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value. Harvard Business Review,8 9(1/2), 62-77 Daood, A., &Menghwar, P. S. (2021). Criando valor compartilhado: uma revisão sistemática, síntese e perspectiva integrativa. https://doi.org/10.1111/ijmr.12252