Resumo

Título do Artigo

Um estudo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) na ótica dos stakeholders envolvidos na sojicultura: o caso do Grupo Soja Verde
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - CÁSSIO GIOVANNI DE AGUIAR COSTA
- CIÊNCIAS ECONÔMICAS/UFR Responsável pela submissão

Reumo

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) representa um novo modelo de gestão, capaz de proporcionar um diferencial na imagem que projeta para o seu público, o que requer a consideração da percepção dos envolvidos. Como existe uma especificidade em relação ao agronegócio da soja enquanto atividade agrícola foi necessária a adequação de variáveis pertinentes ao setor, além de mapear e prospectar os stakeholders envolvidos direta e indiretamente com as unidades produtivas de soja selecionadas.
Diante do contexto apresentado, o estudo estabelece o seguinte problema de pesquisa: sob a ótica do modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979), o Grupo Soja Verde, unidade produtora de soja localizada em Mato Grosso, apresenta práticas de RSE na produção de soja? Com isso, o objetivo da pesquisa se propõe analisar se a empresa apresenta práticas de RSE sob a ótica do modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979).
As práticas agrícolas para serem focadas como sustentáveis, devem não só abranger a eficiência econômica e tecnológica, devem promover a responsabilidade corporativa, nos aspectos: ambiental, social e econômico. Para essa pesquisa foi escolhido o Modelo Tridimensional de Performance Social de Carroll (1979), esse modelo é útil tanto a área acadêmica, como para os gestores das organizações, pois, pode contribuir para que empresas obtenham melhores decisões em suas ações, a partir da percepção de seus stakeholders.
Quanto ao objetivo e finalidade, este estudo classifica-se como exploratório e descritivo. Aplicou-se também o estudo de caso, já que envolveu a identificação e análise das práticas de RSE. Como estratégia na coleta de dados foi estabelecido o método da triangulação, e, a observação não participante foi imprescindível e eficaz como técnica na coleta de dados e informações pertinentes ao assunto da RSE na unidade produtiva de soja. A coleta dos dados se dividiram em primários, obtidos por meio das entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários.
Os gestores entenderam ser a discriminação como ação essencial para as empresas, e de fato, situações como igualdade de condições entre funcionários de sexo oposto, liberdade política, religiosa, e cargos de chefia independente de idade, sexo ou raça, são defendidas e apoiadas pela empresa. Os stakeholders avaliaram que duas ações são consideradas prioritárias pelas empresas, a segurança do produto e o consumo. Porém, a ação segurança do produto foi considerada primordial, o que reforça a argumentação é justamente por partir de dois grupos de stakeholders, os funcionários e clientes.
O uso do modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979), permitiu responder ao problema de pesquisa que foi estipulado, e de também contribuiu para que novas investigações sejam desenvolvidas com a finalidade de aprimorar o modelo e a prática de RSE, especificamente na cadeia produtiva da soja. Uma conclusão relevante e diagnosticada nesta pesquisa confirma que a organização produtora de soja, definitivamente, não possui foco em RSE. É imediato que a empresa compreenda adequadamente os critérios, estratégias e políticas que integram a responsabilidade social em suas atividades.
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