Resumo

Título do Artigo

A FORMAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLUXOS DA VIDA (FLOWS OF LIFE)
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
2 - Davi Dantas de Souza
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3 - Yara Silva Gomes
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4 - Ana Karla Brito Cordeiro
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Reumo

“O empreendedorismo social é um campo de ação socioambiental e de realização de negócios, que visa atingir duas metas consideradas irreconciliáveis: geração de impacto social e de valor econômico”(LIMEIRA, 2015, p.2). “... o empreendedorismo social pode incluir atividades lucrativas com objetivos sociais, como bancos de desenvolvimento comunitário, e organizações híbridas que combinam elementos lucrativos e não-lucrativos, como os abrigos para os sem-abrigo ...”.(DEES, 2001, p.1).
A problemática consiste em conhecer a história de vida por meio da narrativa da Empreendedora Social da Social Brasilis e entender quais foram os aspectos vivenciados desde sua infância que a levaram ao empreendedorismo social (SWATOS; KIVISTO, 1998).O estudo teve por objetivo compreender os aspectos culturais relacionados ao empreendedorismo social e inovação, tomando por base o que os fluxos da vida (flows of life) na formação do empreendedor social no caso da Empreendedora da Social Brasilis.
Ingold (2000) tratou que a construção da cultura vista pelo olhar antropológico passa por um corpo e uma mente inseridos em um ambiente que aos poucos assimilam seus valores culturais e refletem um comportamento em suas escolhas. Compreender os aspectos culturais relacionados ao empreendedorismo social e inovação, tomando por base o que os fluxos da vida (flows of life), podem representar um conhecimento importante nos processos educação empreededora.
A metodologia tem abordagem qualitativa e os estudos tomaram por base a narrativa do contexto de vida da empreendedora social da Social Brasilis que empreende o negócio social por meio do desenvolvimento de programas educacionais e corporativos com foco na tecnologia e que foi selecionada por meio de indicação para compor o caso a ser contado na representação desta pesquisa. Com base qualitativa optou-se pelo uso da narrativa porque é entendida por Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010, p. 406) como “um discurso que versa sobre ações que ocorreram no passado”.
Analisando o discurso feito pela empreendedora social, é perceptível que o seu objetivo e o que encaminhou sua formação como empreendedora, foi a sua vontade de causar uma diferença em qualquer alçada que se propôs fazer, desde a sua infância, aos 9 anos de idade ao enxergar a importância de ajudar aqueles que precisavam mais do que ela e, mesmo sem condições, oferecer ao menos a sua atenção e estar engajada em projetos, movimentando e incentivando outras pessoas da comunidade a contribuir para que as outras não fossem tão marginalizadas, demonstrando a sua preparação e amadurecimento.
A pesquisa alcançou o objetivo geral porque compreendeu que os aspectos culturais relacionados ao empreendedorismo social no caso da Social Brasilis indicou elementos de mudanças sociais quando gera uma transformação com oportunidades e o desenvolvimento de projetos de impacto a partir da educação de jovens. No caso da Empreendedora Social a mesma conta que desde os nove anos teve contato com as questões de vulnerabilidade da sua região o que a levou a essa postura de empreendedorismo social.
DEES, J. Gregory. O significado do “empreendedorismo social”. v. 21, 2001. Acesso em 30 set. 2021. Disponível em https://www.fea.pt/files/11897c5b837a1f48abfe67ecad3db9a13b26b19e.pdf INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. Psychology Press, 2000. KURATKO, Donald. Empreendedorismo: Teoria, processo e prática. Tradução: Noveritis do Brasil, 10. ed. São Paulo, Cengage Learning, 2016. LIMEIRA, T. M. Empreendedorismo social no Brasil: Estado da arte e desafios. Inovação em cidadania empresarial, 2015. Acesso em 30 de set. de 2021.