Resumo

Título do Artigo

RELATO INTEGRADO E QUALIDADE DOS LUCROS: UMA ANÁLISE NO CENÁRIO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - André Yuri Martins Araujo
-
2 - Elise Soerger Zaro
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - FACE Responsável pela submissão

Reumo

O Relato Integrado deve resultar em um relatório conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas organizacionais levam à geração de valor em determinado período de tempo (IIRC, 2013). Além de se relacionar com o valor da empresa e a previsibilidade dos lucros, o relato integrado pode se relacionar com a qualidade dos lucros, que figura entre as métricas importantes da qualidade da informação.
O objetivo deste estudo é compreender a relação entre a adoção ao Relato Integrado e a qualidade dos lucros na conjuntura brasileira. Para isso, buscou-se calcular accruals discricionários como proxy ao gerenciamento de resultados e identificar quais empresas adotam Relato Integrado. Ainda, foi examinado se a performance ESG possui efeito mediador entre a divulgação de relatórios integrados e maiores níveis de qualidade dos lucros.
As evidências quanto a incorporação do conceito de pensamento integrado na gestão ainda é limitada (Obeng et al., 2020), sendo assim nosso estudo para entender melhor a qualidade dos lucros, principalmente atrelada a redução do gerenciamento de resultados das empresas é uma análise importante para investidores, analistas e reguladores. Principalmente compreendendo as características brasileiras.
A metodologia consiste numa análise de dados em painel, entre 2017 e 2020, com as 200 maiores empresas brasileiras em relação ao tamanho do ativo, coletados na base de dados Economática. Informações sobre a adoção ou não adoção ao Relato Integrado, dados financeiros e performance ESG também complementam a análise. Accruals discricionários foram calculados a partir do Modifield Jones model (Dechow et al., 1995).
Os resultados não demonstraram de forma isolada relação estatisticamente significantes entre a adoção ao Relato Integrado e qualidade dos lucros. No Brasil, isso pode ocorrer devido suas características institucionais, como baixo enforcement em relação à média mundial. Porém, ao analisar a performance ESG como mediador entre o Relato Integrado e a qualidade dos lucros, encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante
Isso pode indicar que essas empresas estão produzindo mudanças internas quanto à transparência de informação, também é esperado que elas sofram menos pressão para apresentar resultados de curto prazo, por atrair acionistas com horizonte temporal de longo prazo.
Dechow, P. M., Sloan, R. G., & Sweeney, A. P. (1995). Detecting earnings management. Accounting review, 193-225. International Integrated Reporting Council IIRC. (2013). The International Framework. http://www.theiirc.org/wp- -content/uploads/2013/12/13-12-08-THE-INTERNATIONAL-IR-FRAMEWORK-2-1.pdf OBENG, Victoria A.; AHMED, Kamran; MIGLANI, Seema. Integrated reporting and earnings quality: The moderating effect of agency costs. Pacific-Basin Finance Journal, v. 60, p. 101285, 2020.