Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO EMPRESARIAL E A REPUTAÇÃO CORPORATIVA: ANÁLISE EM COMPANHIAS LISTADAS NA B3
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Ítalo Carlos Soares do Nascimento
- FEAAC Responsável pela submissão
2 - Geison Calyo Varela de Melo
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
3 - Ana Jeniffer Reboucas Maia
- FEAAC
4 - Andressa Ruth Sousa Santos
- FEAAC

Reumo

A intensificação de pressões decorrentes de um ambiente mais diversificado, mencionando-se os aspectos cultural, político, institucional e econômico, pode fazer com que a organização internacionalizada incremente atividades para demonstrar sua capacidade de resposta a uma ampla gama de partes interessadas e perseguir decisões estratégicas seguras, objetivando proteger a reputação da empresa (Attig et al., 2016).
Uma vez que as ações de reputação corporativa vão além do interesse da organização e que são influenciadas pela internacionalização desta, seguindo as evidências teóricas apresentadas, emerge a seguinte questão-problema: Qual a relação entre a internacionalização e a reputação corporativa em companhias listadas na B3 S.A.? Destarte, constitui objetivo geral deste estudo, investigar a relação entre a internacionalização e a reputação corporativa em companhias listadas na B3 S.A. Adicionalmente, verifica-se a associação entre internacionalização, reputação e governança corporativa.
À medida que a internacionalização aumenta, a sobrevivência da empresa depende, cada vez mais, da capacidade de lidar com os altos níveis de complexidade derivados de ambientes culturais, institucionais e competitivos heterogêneos e da necessidade de coordenar e integrar seus recursos geograficamente dispersos (Santos, Vasconcelos, & De Luca, 2015). Como resposta às expectativas dessa base mais diversificada de partes interessadas, as empresas multinacionais podem tomar decisões estratégicas objetivando proteger a sua reputação (Attig et al., 2016).
A amostra reúne 95 das 100 empresas listadas na B3 S.A. com maior valor de mercado, de acordo com dados extraídos do Economática®, utilizando-se o teste de diferenças entre médias, a análise de correspondência múltipla e a regressão logística para a análise quantitativa. Foram consideradas três dimensões da internacionalização: capital social, receitas e mercados. Como métrica da reputação, tomou-se como base a participação das empresas em rankings de reputação corporativa: Merco Empresas e RepTrak.
Por meio de análise descritiva, verificou-se que a internacionalização atinge diferentemente as empresas, em proporção e intensidade. O resultado do teste de diferenças entre médias revelou que apenas as empresas internacionalizadas por meio dos mercados e das receitas apresentaram diferenças estatisticamente significantes no tocante à reputação corporativa, o que também foi ratificado com a aplicação da regressão logística, identificando-se a relação positiva entre a reputação corporativa e a internacionalização apenas quando está mensurada através das dimensões mercados e receitas.
Dessa forma, rejeita-se a hipótese de pesquisa que há uma relação positiva entre a internacionalização e a reputação corporativa no Brasil, tendo em vista que, neste estudo, optou-se por uma análise multidimensional da internacionalização, com o objetivo de captar o efeito dessa estratégia empresarial a partir de diversas perspectivas, não sendo encontrada esta relação em todas as perspectivas analisadas.
Attig, N., Boubakri, N., El Ghoul, S., & Guedhami, O. (2016). Firm internationalization and corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, 134(2), 171-197. Santos, J. G. C., Vasconcelos, A. C., & De Luca, M. M. M. (2015). Internacionalização de empresas e governança corporativa: uma análise das maiores companhias abertas do Brasil. Advances in Scientific and Applied Accouting, 8(3), 300-319.