Resumo

Título do Artigo

Indústria Automotiva e a Proteção Socioambiental: adaptação as normas internacionais pertinentes ao uso de motores e combustíveis mais eficientes
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Pedro Batista
- Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Responsável pela submissão

Reumo

Devido aos danos já conhecidos a natureza e a saúde humana causados pelos gases tóxicos emitidos pelos veículos movidos a combustíveis fósseis, leis foram criadas em diferentes países que buscam mitigar o impacto negativo desse tipo de veículo. Tais leis buscam incentivar o desenvolvimento de motores tradicionais mais limpos e eficientes, e também a criação de fontes alternativas de energia para seus veículos. Entretanto, algumas empresas do setor automotivo nem sempre seguiram essas leis mais socioambientalmente responsáveis.
Tendo como base a contradição entre o aumento da responsabilidade socioambiental que as fabricantes de veículos deveriam ter, de um lado, e os efeitos nocivos que as práticas de algumas dessas empresas causaram ao longo de anos de atividades fraudulentas, de outro lado, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de averiguar a adaptação da indústria automotiva às normas internacionais que incentivam e impõe o uso de motores e combustíveis mais eficientes visando a proteção socioambiental.
Do ponto de vista teórico, esta pesquisa contribui com a linha teórica defendida por Delmas e Burbano (2011) e Lyon e Montgomery (2015) de que a legislação e a atuação do governo tem papel fundamental na fiscalização e punição de empresas que declaradamente ou não querem se ajustar à leis mais socioambientalmente responsáveis ou que atuam sigilosamente de forma ilegal em relação à questão socioambiental.
Esta é uma pesquisa descritiva (COLLIS; HUSSEY, 2014) de abordagem qualitativa (GODOY, 1995). Segundo Godoy (1995b), a pesquisa qualitativa pode ser feita de diferentes formas, sendo a pesquisa documental reiteradamente utilizada nos estudos qualitativos. Destaca-se, como a técnica de coleta dos dados desta pesquisa, a pesquisa documental.Esta pesquisa escolheu por investigar as fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche, subsidiárias pertencentes ao Grupo Volkswagen; a empresa Daimler, proprietária da fabricante Mercedes-Benz; e a empresa BMW.
Testes realizados nos EUA com os veículos movidos a diesel por Thompson et al. (2014), em 2014, deram início ao processo que trouxe à tona as fraudes e irregularidades relacionadas a emissão de poluentes de veículos que ocorriam na indústria automotiva em escala global. De acordo com os eventos analisados nesta pesquisa, pôde-se observar que fabricantes de veículos cometeram crimes socioambientais ao fabricarem veículos que emitiam mais poluentes do que o limite máximo permitido nas regiões em que estavam localizados.
Observa-se que parte dessas fabricantes de veículos se valeu de práticas ilegais e/ou antiéticas nos últimos anos com o objetivo de superar determinados obstáculos técnicos e legais, e/ou buscando ampliar suas vantagens competitivas de forma indevida sob suas concorrentes de mercado. Esses objetivos foram galgados pelas fabricantes de veículos tanto de forma individual, por meio da produção de veículos equipados com dispositivos tecnológicos que diminuíam o seu tratamento de emissão de poluentes; quanto de forma coletiva, através da formação de grupos empresariais.
CARROLL, A. B.; SHABANA, K. M. The business case for corporate social responsibility: a review of concepts, research and practice. International Journal of Management Reviews, v. 12, n. 1, p. 85-105, 2010. LYON, T. P.; MONTGOMERY, A. W. The Means and End of Greenwash. Organization & Environment, v. 28, n. 2, p. 223-249, 2015. SCHWARTZ, M. S.; CARROLL, A. B. Integrating and Unifying Competing and Complementary Frameworks: The Search for a Common Core in the Business and Society Field. Business Society, v.47, n.2, p.148-186, 2008.