Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SOB O PONTO DE VISTA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Edmir Kuazaqui
- Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Responsável pela submissão

Reumo

O Comércio Exterior é fundamental para o desenvolvimento econômico das nações, pela entrada de reservas financeiras pelas exportações e suprimento de necessidades produtivas pelas importações. A sustentabilidade ambiental é lastreada por três pilares: meio ambiente, impacto social e economia. Os dois primeiros se referem às consequências do meio ambiente na Sociedade e o terceiro nas influências econômicas do país. Nações e empresas devem incorporar em suas políticas normas e práticas que estimulem as transações comerciais, preferencialmente de forma sustentável e que atenda suas necessidades
Problema focado em como as empresas privadas brasileiras, principais responsáveis pelas operações de comércio exterior de qualquer nação, analisam e incorporam a sustentabilidade ambiental nos seus negócios, conforme preconiza o Triple Bottom Line e como objetivo principal, como conscientizar a comunidade empresarial na importância de incorporar esse norteamento em seus negócios. Como objetivos secundários, o diagnóstico de empresas que desenvolvem suas operações e, finalmente, a identificação de recomendações para a concretização de estratégias internacionais equilibradas com o meio ambiente.
A classificação econômica de um país deriva de seu desenvolvimento econômico. É consequência de políticas governamentais e da livre iniciativa empresarial. Assim, torna-se necessária a análise de razões e diferenças das políticas públicas e privadas no contexto do Sistema de Comércio Exterior Brasileiro. A incorporação de práticas sustentáveis pela iniciativa privada é um dos diferenciais competitivos que as empresas podem obter, melhorando o posicionamento e a imagem institucional. É tendência de mercado e estar fora dessa realidade é perder uma oportunidade de melhorar performance comercial.
Vertente qualitativa, utilizando os métodos qualitativos de profundidade. A Focus Group contribuiu para o melhor entendimento da problemática e assuntos a serem analisados. As entrevistas de profundidade com 50 profissionais que desempenham as suas atividades na cidade de São Paulo alicerçaram como as empresas estão desenvolvendo as suas responsabilidades frente ao Comércio Exterior Brasileiro e sustentabilidade ambiental, bem como a coleta de sugestões e recomendações. A amostragem foi por conveniência.
A comercialização é baseada na capacidade produtiva empresarial com o nível de qualidade adequada a proposta de valor. Fatores como Custo Brasil e queda na demanda internacional tem influenciado nas oportunidades de negócios, onde as empresas devem procurar se diferenciar da concorrência por meio de práticas sustentáveis em operações de Comércio Exterior, como no portfólio de produtos e serviços, além de suas atividades operacionais. Não se deve incorporar os custos da sustentabilidade ambiental para o preço final, mas considerar como parte integrante e obrigatória dos negócios da empresa.
A evolução de um país depende de suas políticas públicas e privadas. Cabe ao governo a gestão de recursos para a infraestrutura, educação e saúde. A maior responsabilidade de qualquer governo está relacionada na fluidez de empresas no mercado globalizado, atendendo questões de emprego e facilitador nos processos de internacionalização. É das empresas a responsabilidade de crescimento econômico, por meio de estratégias que visem o crescimento de negócios, inseridas na Cadeia Global de Valor (CGV). A contribuição está nas geração de negócios, empregos, tecnologias e respeito ao meio ambiente.
FREEMAN, E.; REED, D. Stockholders and stakeholders. A new perspective on corporate governance. California Management Review, v.25, n.3, p.88-106, 1983. GEREFFI, Gary e FERNANDEZ-STARK, Karina. Global Value Chain Analysis: A Primer, 05/2011. Disponível em < (PDF) Global Value Chain Analysis: A Primer (researchgate.net)>. Acesso em 29/05/2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Meio ambiente vai definir crescimento econômico, diz diretor do Pnuma. Disponível em< https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/meio-ambiente-vai-definir-crescimento-economico-diz-diretor-do-pnuma>, 06/03/2021. Acesso em 26/09/2.