Resumo

Título do Artigo

FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE BAIXA RENDA NO BRASIL: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO REGIONAL DOS CATADORES DE RESÍDUOS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - José Davi Ferreira Santos
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe Responsável pela submissão
2 - Juliana Moreira Dos Santos
-
3 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
-
4 - Manuela Ramos da Silva
-

Reumo

Os resultados esperados pretende-se, relacionar a inserção de suas atividades no modelo de economia circular, compreender os princípios da economia circular como possibilidade para melhoria das condições de trabalho e sociais dos catadores de resíduos sólidos. O artigo está estruturado nas seguintes seções: a introdução, em seguida vem à definição da economia circular. A terceira seção é composta pela metodologia, já a análise dos resultados está na quarta seção e na sequência as considerações finais da pesquisa.
O problema da pesquisa é norteado a partir do seguinte questionamento: Qual o perfil sociodemográfico regional das famílias catadoras de resíduos inseridas no Cadastro Único e como a economia circular para melhorar as suas condições de trabalho? O artigo tem como objetivo descrever o perfil socioeconômicos das famílias que são autodeclaradas como catadoras de resíduos inseridos no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal.
Os catadores de resíduos pertencem a um grupo de vulnerabilidade social, pois muitos se encontram em condições desfavoráveis de moradia, educação e alimentação. Ao tratar da questão de saneamento básico conforme os dados disponibilizados pelo Selurb (2020), no ano de 2020 49,9% dos municípios brasileiros depositaram seus resíduos sólidos domiciliares em lixões a céu aberto.
Pesquisa qualitativa descritiva com coleta de dados secundários referentes as informações disponibilizadas no cadastro único, que se trata de uma ferramenta de gestão do Governo Federal. Foi utilizado o procedimento de análise de dados secundário documental definido por Saunders, Lewis e Thornhill (2007), e análise de conteúdo proposto por Bardin (2016).
Essa relação pode contribuir para o desenvolvimento da atividade realizada pelos catadores de material reciclável, sendo ela fundamental na sociedade, uma vez que, aparentemente, os produtos estão sendo fabricados para serem descartados, com menor durabilidade, e o avanço tecnológico é um dos principais motivadores para que as pessoas passem a buscar consumir algo novo.
Este estudo teve como objetivo descrever o perfil regional sociodemográfico das famílias brasileiras de catadores de resíduos inseridas no Cadastro Único. Foram observadas as características referentes às condições de domicílio referentes à estrutura de suas casas e pessoal dos catadores de resíduos, como faixa etária, escolaridade, gênero, cor/raça e profissão sob a ótica da economia circular e como este tipo de economia proporciona uma geração de renda para essas famílias.
ABRELPE. Associação Brasileira Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil -2020. ABRELPE, 2020. Disponível em:. Acesso em: 06 de julho de 2021; DIREITO, Denise do Carmo e KOGA, Natalia Massaco. Instrumentos e integração de políticas públicas: a rede do Cadastro Único. Revista de Administração Pública [online], v. 54, n. 5 p. 1286-1306, set./out. 2020; PIERONI, M. P.; MCALOONE, T.C.; PIGOSSO, D.C..Business model innovation for circular economy and sustainability: A review of approaches.v. 215 ,2019.