Resumo

Título do Artigo

Relato Integrado e Pensamento Integrados nas Estatais Estaduais Brasileiras
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Liliane Galvão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - Departamento de Ciências Contábeis
2 - FRANCIELE MACHADO DE SOUZA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - DECON Responsável pela submissão
3 - Alison Martins MEurer
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
4 - Rosaly Machado
-

Reumo

A iniciativa de Relato Integrado (RI) foi proposta pelo IIRC, em resposta às demandas do governo e para permitir que o público e os investidores avaliassem as informações financeiras e não financeiras em conjunto, de forma compreensível e concisa Nesse sentido, tanto empresas privadas quanto do setor público publicaram em seus relatórios informações qualitativas e quantitativas sobre sua eficácia e eficiência econômica, ambiental e social, no período coberto pelo relatório, bem como a forma de integração desses aspectos em um sistema de gestão da sustentabilidade.
Nesse contexto, torna-se oportuno compreender como o Pensamento Integrado (PI) tem sido aplicado no RI de organizações estatais a fim de mapear elementos que podem ser aprimorados e implementados nessas informações que são disponibilizadas à sociedade. A presente pesquisa buscou responder: como o pensamento integrado é evidenciado nos relatos integrados das estatais estaduais brasileiras? Desse cenário, originou-se o objetivo geral que consiste em analisar como o pensamento integrado é evidenciado nos relatos integrados das estatais estaduais brasileiras compreendidas no período de 2015 a 2019
Guthrie, Manes-Rossi e Orelli (2017) revelaram que a consolidação do PI ocorreu pelo engajamento das equipes multifuncionais. Montecalvo, Farneti e De Villiers (2018) mostraram que o relatório de sustentabilidade foi aprimorado pela adoção do RI e sugeriram que o IR poderia melhorá-los no setor público em geral. Tirado-Valencia et al. (2019), afirmaram que processos internos deveriam ser melhor coordenados e que existe a necessidade de maior envolvimento dos gestores com aspectos não financeiros, a fim de melhorar a conectividade da informação ou eficácia da comunicação
A amostra final consistiu em relatos integrados de 20 empresas do setor público produzidas entre 2015 e 2019. Para investigar como o PI foi demonstrado no RI das estatais estaduais brasileiras foi utilizado o Índice de Pensamento Integrado (IPI) desenvolvido por Tirado-Valencia et al. (2019). Este índice consistiu em cinco dimensões nas quais foram analisados os elementos necessários que deveriam ser incorporados aos RI. Como os valores apresentados não demonstraram normalidade dos resultados, optou-se por utilizar o coeficiente de correlação de Spearman.
Os resultados mostraram que a dimensão Foco Externo apresentou o maior coeficiente de correlações, sendo forte para as dimensões governança eficaz (0,785) e planejamento integrado (0,754), condizente com a Teoria dos Stakeholders. Outro fator que colaborou para a forte correlação do foco externo e planejamento integrado foi a divulgação do modelo de negócios, no qual as empresas estatais oferecem mais informações sobre o impacto de suas atividades na criação de valor público. A dimensão foco externo apresentou, ainda, uma correlação fraca para a dimensão comunicação integrada (0,306).
Os resultados indicaram que o RI no setor público ainda está em fase inicial, e observado a baixa frequência das variáveis que evidenciaram o PI nos RI pesquisados. A melhor evidenciação foi da dimensão Governança Eficaz que demonstrou um forte compromisso com questões éticas e de sustentabilidade. Por outro lado, o menor índice foi na dimensão Conectividade. Adicionalmente, nas análises da correlação, o foco externo indicou uma forte correlação com a governança eficaz e planejamento integrado. Os achados apontam para a necessidade de maximizar o volume de informações acerca do PI nos RI.
GUTHRIE, J.; MANES-ROSSI, F.; ORELLI, R. L. Integrated Reporting: integrated thinking in Italian public sector organisations. Meditari Accountancy Research, 2017. MONTECALVO, M.; FARNETI, F.; DE VILLIERS, C. The potential of integrated reporting to enhance sustainability reporting in the public sector. Public Money & Management; v. 38, n. 5, p. 365-374; 2018. TIRADO-VALENCIA et al. Integrated thinking in the reporting of public sector enterprises: a proposal of contents. Meditari Accountancy Research; 2019.