Resumo

Título do Artigo

A INDÚSTRIA DA MODA NO BRASIL: EM BUSCA DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Artur Morgan
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Departamento de Administração Geral e Aplicada Responsável pela submissão
2 - Barbara Galleli
- Setor de Sociais Aplicadas

Reumo

Há algum tempo o setor da moda figura entre os maiores poluentes do meio ambiente, sendo responsável por cerca de 10% de todas as emissões de gases do efeito estufa (NIINIMÄKI et al., 2020), emitindo mais gás carbônico que os voos internacionais e o transporte marítimo juntos (MCFALL-JOHNSEN, 2019). Neste contexto, verificar a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas brasileiras do setor da moda torna-se o objetivo deste estudo.
São várias as pesquisas que utilizam os relatórios de sustentabilidade de empresas do setor da moda, como Tiago (2021) e Pal e Gander (2018). Ainda assim, perdura a constatação de que ainda permanecem lacunas no entendimento sobre práticas de sustentabilidade no setor da moda. Sendo o Brasil o país com a décima segunda maior economia do mundo (WORLD BANK, 2021), além de importante fornecedor de insumos e commodities para a cadeia produtiva da moda mundial (USDA, 2021), verificar a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas brasileiras do setor da moda é o objetivo deste estudo.
A fim de identificar práticas adotadas pelas organizações, os relatórios de sustentabilidade apresentam uma importante fonte de consulta (TURKER; ALTUNTAS, 2014; YÁÑEZ et al., 2019; CALABRESE et al., 2021). Kozlowski et al. (2015) apresenta um modelo para a análise dos relatórios de sustentabilidade das organizações do setor da moda, possibilitando a consideração de diversos aspectos inerentes a esta indústria.
Foi realizada uma pesquisa no site do Global Reporting Initiative, na parte de Sustainability Disclosure Database. Os filtros utilizados na pesquisa foram o setor, no qual foi selecionada a opção “Textiles and apparel”, e país “Brazil”. Após esta busca inicial, optou-se por pesquisar as quatro empresas que publicaram relatórios de modo mais constante e há mais tempo.
A fim de verificar a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas brasileiras do setor da moda, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter documental (SEVERINO, 2017), com base no método empregado por Kozlowski et al. (2015). O modelo proposto pelos autores utiliza cinco categorias de análise de temas relacionados à sustentabilidade na indústria da moda: Gestão Sustentável da Cadeia de Abastecimento; Práticas de Design; Inovação Empresarial; Envolvimento do consumidor; e Sustentabilidade do Produto.
Iniciativas que possibilitem avanços nos métodos de produção e distribuição na cadeia produtiva da moda devem ser reconhecidas. Entretanto, muito ainda pode ser feito e muitas organizações podem adotar os sistemas padronizados de divulgação em seus relatórios anuais. Diante disso, é recomendável análises longitudinais que permitam essa perspectiva histórica sobre como o setor da moda incorpora aspectos de sustentabilidade. Estudos nesse sentido podem ser conduzidos não somente com empresas brasileiras, mas também em comparações internacionais.
KOZLOWSKI, A.; SEARCY, C.; BARDECKI, M. Corporate sustainability reporting in the apparel industry: An analysis of indicators disclosed. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, n. 3, p. 377–397, 2 mar. 2015. BANSAL, P.; SONG, H. C. Similar but not the same: Differentiating corporate sustainability from corporate responsibility. Academy of Management Annals, v. 11, n. 1, p. 105–149, 2017.