Resumo

Título do Artigo

Integração dos Modelos de Estratégias Operacionais aos Modelos de Operações Sustentáveis no ambiente de Economia Circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - André Monteiro
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - Engenharia Produção/FEI
2 - Gabriela Scur
- Departamento de Engenharia de Produçao Responsável pela submissão

Reumo

A economia circular contribui para a redução da velocidade dos ciclos através de produtos com vida mais longa ou reuso do produto, assim como ciclos mais fechados capturando o máximo de valor dos subprodutos e ou resíduos através do aumento de eficiência de processo e projeto dos produtos (BOCKEN et al., 2019). Ao ter impacto na forma de produzir, captar matéria prima, ofertar produto ao mercado os modelos de decisão e formulação de estratégia dentro das operações devem ser revistos (JABBOUR et al.,2019, UNAL e SHAO, 2019).
Observa-se as disciplinas de operações, desenvolvimento sustentável e economia circular de forma independente, o que dificulta a análise pelos tomadores de decisão de como integrar e ou adaptar os negócios dentro de um ambiente de economia circular e analisando seus impactos dentro dos processos e capacidades estratégicas revisando os recursos disponíveis. Esse artigo se propõe a agrupar os modelos de desenvolvimento sustentável com os modelos de estratégias de operação e formulação de estratégia dentro de um ambiente de economia circular possibilitando a avaliação dos impactos.
A sustentabilidade nas pesquisas de gerenciamento de operações aparece como uma nova capacidade competitiva (LONGONI e CAGLIANO, 2015). Há uma necessidade de revisar a função operação como um resultado de esforços para atingir uma operação sustentável (DE BURGOS-JIMENEZ e LORENTE, 2001). Jabbour et al. (2019) traz que a mudança em direção aos modelos de economia circular afeta o processo de decisão do gerenciamento da operação, desde o gerenciamento do fluxo reverso, os processos de cascateamento do produto ao longo do ciclo e da cadeia, do reuso e remanufatura.
Usou-se como base o roadmap proposto por Watson e Webster (2020) baseado na forma como as palavras chaves estão conectadas entre si. As palavras chaves para este trabalho foram: Circular Economy e Business Model como temas centrais para a elaboração de uma visão integrada das capacidades necessárias em modelos de economia circular representadas pela palavras-chave Operation Management e Stratetgy. O impacto do gerenciamento da operação assim como os recursos utilizados para atingir os objetivos estabelecidos estão expressas nas palavras-chave Capabilty e Resouce Base View.
Os modelos que mais se adequaram ao problema de pesquisaforam: Morioka e Carvalho (2016) para modelos de integração sustentabilidade aos negócios como modelo base, denominado como M0; Jabbour et al., (2019), denominado M1 para correlacionar as capacidades estratégicas voltadas aos modelos de economia circular ao modelo M0. O modelo de Kim et al., (2019) para a formulação da estratégia de operação (denominado M2) e o modelo de Elia et al. (2017) para indicar os processos, indicadores e ações necessárias implementação da economia circular, denominado como M3.
Pode-se através desse trabalho montar um modelo teórico para um sistema de gestão de modelos negócios sustentáveis através de modelos para a formulação da estratégia na gestão da operação voltados para modelos circulares. Esse trabalho contribuiu para a criação de um sistema de gestão voltado para análise de performance levando em consideração os aspectos dos modelos de economia circular, no entanto, esse estudo tem uma limitação, uma vez que se trata de um estudo teórico sem aplicação prática ainda.
BOCKEN, Nancy et al. A review and evaluation of circular business model innovation tools. Sustainability, v. 11, n. 8, p. 2210, 2019. JABBOUR, Charbel José Chiappetta et al. Environmental management in Brazil: is it a completely competitive priority?. Journal of Cleaner Production, v. 21, n. 1, p. 11-22, 2012. ÜNAL, Enes; SHAO, Jing. A taxonomy of circular economy implementation strategies for manufacturing firms: Analysis of 391 cradle-to-cradle products. Journal of Cleaner Production, v. 212, p. 754-765, 2019. WATSON, T. Richard; Webster, J. Analyzing the Past for the Future (...)