Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UM ESTUDO NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS TÉCNICAS EM PATOS-PB
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD Responsável pela submissão
2 - Wyllys Abel Farkatt Tabosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Diretoria de Recursos Naturais - Campus Natal Central

Reumo

Diante dos problemas ambientais causados pelas ações humanas e devido à preocupação com a preservação do meio ambiente, fazem-se necessárias as ações da educação ambiental (SILVA et al., 2019), a qual tem o intuito de conscientizar e sensibilizar a sociedade como um todo. Desse modo, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituída pela lei nº 9.394/1996, estabelece a educação ambiental na concepção dos conteúdos curriculares nacionais de todos os níveis de ensino, no trato de trans, multi e interdisciplinar (BRASIL, 1996).
Para Silva e Maracajá (2012), a EA deve ser aplicada em várias áreas de atuação profissional e em todos os níveis do processo educativo. Diante do exposto, a investigação se propõe a responder a seguinte problemática: Qual a percepção ambiental dos alunos do ensino médio técnico das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da cidade de Patos-PB? Partindo deste pressuposto, o estudo objetiva analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio técnico das escolas cidadãs integrais técnicas da cidade de Patos-PB.
As questões ambientais discutidas atualmente são frutos de muitas pesquisas, debates e conferências, que juntos deram origem ao que conhecemos por educação ambiental. As discussões e aplicações sobre a temática ambiental avançaram em todo país, ao mesmo tempo que, novos modelos e programas voltados para a Educação Integral (EI) ganharam notoriedade. A EA dentro da perspectiva da EI, se faz necessária, tendo em vista a sua “dimensão essencial do processo pedagógico educativo de desenvolvimento do ser humano” (LOUREIRO, 2012, p. 102).
O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva, sendo realizado em duas escolas cidadãs integrais técnicas, localizadas na cidade de Patos, interior do estado da Paraíba. A população do estudo foi composta por alunos das três séries do ensino médio técnico das ECITs em questão, totalizando 570 alunos matriculados. Após a coleta, os dados foram tabulados por meio de planilhas em formato Excel Microsoft© e analisados por categorias com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS©).
Nos resultados, observou-se que o público-alvo analisado é jovem, a maioria pertence ao gênero feminino, estudam na ECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, cursam o Técnico em Vendas e estão matriculadas no 1° ano/série do ensino médio. A escola é considerada pelos alunos como espaço fundamental no desenvolvimento de ações ambientais. Sendo assim, intensifica-se a necessidade de um processo educativo voltado para a formação do indivíduo, compreendendo as complexas relações entre o homem e a natureza.
A pesquisa evidenciou que os alunos possuem baixa participação em atividades, cursos, oficinas e/ou projetos voltados para à educação ambiental, no entanto, foi possível observar que as ECITs analisadas cumprem o seu papel socioeducativo, as quais costumam promover campanhas e ações relacionados à temática, bem como, abordam a educação ambiental nas aulas e praticam a coleta seletiva em suas dependências. Foi evidenciado que os alunos consideram a educação ambiental uma temática importante para ser abordada na base curricular do ensino médio técnico.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. SILVA, É. L.; SOUSA, F. R. L.; FRADE, C. M.; SILVA, G. B.; PESSOA, M. F.; SILVA, M. D. S.; MELO, C. X. Educação Ambiental: um estudo com alunos e professores de duas escolas públicas municipais. Revista Semana Acadêmica, v. 1, n. 179, 2019. SILVA, G. B.; MARACAJÁ, K. F. B. A educação ambiental e a educação turística no ensino fundamental na Escola Estadual Quintino Bocaiúva e Escola Municipal Professora Palmira Barbosa em Santa Cruz (RN). Caderno Virtual de Turismo, v. 12, n. 3, 2012.