Resumo

Título do Artigo

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Camila Fagundes
- Universidade Feevale Responsável pela submissão
2 - MARGARETE BLUME VIER
- UNIVERSIDADE FEEVALE
3 - Dusan Schreiber
- Mestrado em Administração

Reumo

A preocupação e a cobrança da sociedade por medidas sociais e ambientalmente corretas, exigiu das organizações maiores investimentos em práticas de responsabilidade social e ambiental. A divulgação destas informações ganhou notoriedade nos últimos anos, sendo, inclusive, uma ferramenta de competitividade entre as organizações. Uma das formas de divulgação e avaliação destes resultados ocorre por meio do relatório de responsabilidade social, divulgado anualmente pelas empresas.
O ano de 2020 foi considerado atípico em função da crise econômica instalada pela pandemia de Covid-19. Os recursos disponíveis para investimentos nas áreas sociais e ambientais sofreram reduções, uma vez que a dimensão econômica foi diretamente afetada. Entre as organizações, as instituições de ensino superior sofreram com a substituição das aulas presenciais pelo online. Dito isso, o objetivo geral proposto para este estudo é descrever o desempenho socioambiental dos anos 2019 e 2020 de uma instituição, ou seja, antes e depois da pandemia de Covid-19.
De acordo com Dias (2012), o termo responsabilidade social está relacionado com a boa governança da organização, a gestão ética e sustentável, e a uma série de compromissos voluntários que uma organização assume para administrar os impactos sociais, ambientais e econômicos que produz na sociedade. Diante do cenário pandêmico, o comércio, indústria, restaurantes, bares, atividades de lazer e entretenimento tiveram as atividades suspensas, com o intuito de evitar a circulação e aglomeração de pessoas. A pandemia afetou radicalmente a rotina das pessoas, das empresas e do governo.
Este estudo foi construído com base nos resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Como procedimento técnico foi escolhido o estudo de caso único em uma instituição de ensino superior localizada no sul do Brasil. Para a coleta de dados, pesquisa bibliográfica, documental e observação participante foi realizado. Por fim, os dados obtidos foram analisados por meio de análise de conteúdo seguindo as recomendações de Bardin (2011).
De acordo com Lopes e Moura (2015), o relatório de responsabilidade social deve apresentar a responsabilidade que a organização tem com os resultados de suas ações nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, fundamentadas no comportamento ético e transparente. Ao consultar o relatório de responsabilidade socioambiental da Empresa Beta, se percebeu a demonstração de dados considerados relevantes sobre o desempenho da instituição nessas três dimensões. Tais resultados estão orientados pela política de responsabilidade social da instituição.
Por meio da metodologia escolhida, acredita-se ter alcançado o objetivo geral proposto para este estudo. De forma rápida, o isolamento social adotado por diversas autoridades em função da pandemia, impactou diretamente a receita organizacional da Empresa Beta. Contudo, diante da análise de seus indicadores econômicos, a redução das despesas foi de extrema importância para que a saúde financeira organizacional se mantivesse. Dentro desse cenário, conclui-se que a Empresa Beta é uma instituição de ensino superior com responsabilidade socioambiental.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Ed 70, 2011. DIAS, Reinaldo. Responsabilidade Social: Fundamentos e Gestão, 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. v.1. LEMOS, Ana Heloísa da Costa; BARBOSA, Alane de Oliveira; MONZATO, Priscila Pinheiro. Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. RAE-Revista de Administração de Empresas | FGV EAESP. São Paulo; v. 60; n. 6; p. 388-399. nov-dez 2020.