Resumo

Título do Artigo

Efeitos de um Programa de Capacitação de Sustentabilidade em Catadores Paulistas de Materiais Recicláveis
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniel Martins Abelha
- FEA
2 - Liliana Vasconcellos
Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
3 - Ana Carolina Ferreira de Siqueira
- Administração Responsável pela submissão
4 - Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Universidade de São Paulo - USP - FEA

Reumo

O desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis é um desafio enfrentado por governos, em especial, programas que busquem conscientizar e educar a sociedade para ações neste sentido.
Investigar os efeitos de um programa de capacitação para catadores paulistas de materiais recicláveis e suas comunidades
Embora haja pesquisas sobre educação para sustentabilidade na Administração, ainda não se tem visto na prática efeitos consideráveis destes conhecimentos para o progresso de comunidades (Aragon-Correa et al., 2017). Para Waddock e Lozano (2013), os efeitos pedagógicos dos cursos proporcionam nos educandos competências que permitem um autodesenvolvimento holístico, que integre conscientização crítica com práticas de gestão alinhadas a valores éticos e sustentáveis que pode ser analisadas o modelo pioneiro Triple Bottom Line de John Elkington (1998).
Abordagem qualitativa, da pesquisa documental em campo e entrevistas realizadas com 22 catadores de materiais recicláveis que atuam em cooperativas e de forma autônoma. A análise teve como suporte os modelos teóricos de mensuração da sustentabilidade do Triple Bottom Line, de avaliação de programas de capacitação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010), e da análise categórica de Flores (1994).
Foram identificadas 10 categorias a respeito da percepção dos catadores sobre os efeitos do programa de capacitação. Notou-se que cada grupo de entrevistados trouxe consigo uma bagagem diferente de experiências. Isso fez com que eles percebessem de forma distinta os efeitos do programa de capacitação. Constatou-se de uma forma geral que, o oferecimento de um conhecimento básico acessível a todos os participantes do programa resultou em contribuições nos níveis econômico, social e ambiente.
Do ponto de vista econômico, foram relatadas melhorias nas funções cotidianas dos catadores como o processo de separação dos resíduos, identificação daqueles que apresentam maiores valores financeiros entre outros. Quanto aos efeitos sociais, foram relatadas melhorias na imagem profissional do catador, através da conscientização dos stakeholders sobre a sua atuação para as diferentes camadas sociais. Pela perspectiva ambiental, a principal contribuição foi a conscientização a respeito da relevância da atuação do catador para o ambiente.
Elkington, J. (1998). Cannibals with forks: The Triple Bottom Line of 21st century business, 2nd ed., Capstone Publishing Ltd, Oxford.Dutra, J. S., Fleury, T. L., & Ruas, R. (2008). Competências: conceitos, métodos e experiências. SP: Atlas. Flores, J. G. (1994). Análisis de dados cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, p. 7-107.