Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E SUCESSO NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DO TERCEIRO SETOR
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Tamiris de Jesus Souza
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP - Engenharia de Produção - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Aline Sacchi Homrich
- Engenharia de Produção
3 - Marly Monteiro de Carvalho
-

Reumo

As organizações do terceiro setor representam a pluralidade da sociedade, por isso a mensuração de seus resultados quanto aos quesitos de desenvolvimento sustentável são questões essenciais e de interesse público. Adicionalmente, a abordagem de sucesso econômico (uso “completo” dos recursos disponibilizados) diferem muito da abordagem tradicional no setor industrial. Neste contexto, a sustentabilidade deve ser incorporada às práticas de gestão em organizações do terceiro setor, uma vez que em seu cerne, a atuação dessas organizações está vinculada a benefícios a sociedade e ao meio ambiente.
O objetivo deste trabalho foi analisar se a incorporação da sustentabilidade no gerenciamento de projetos por gestores do terceiro setor efetivamente compreende o uso das três dimensões da sustentabilidade. Adicionalmente, buscou-se identificar se a incorporação destas dimensões nos projetos do terceiro setor se relaciona com o sucesso destes projetos.
O referencial teórico é composto por três macro-temas: Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Terceiro Setor. O constructo Sustentabilidade é operacionalizado pela análise conjunta dos pilares ambientais, sociais e econômicos em Projetos. A Gestão de Projetos dentro do ambiente do terceiro setor estabelece um conjunto de atividades orquestradas por um gestor em um período de tempo limitado, com início, meio e fim e cujo objetivo é alcançar um resultado único. O terceiro setor é articulado como o conjunto de instituições, do setor voluntário ou não governamentais, sem fins lucrativos.
Com o intuito de responder a esta questão de pesquisa foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado para realização de um estudo de caso, pois de acordo com Eisenhardt (1989), este método é ideal para exploração em carácter empírico do que foi identificado na revisão de literatura. As entrevistas foram realizadas entre o período de 14 de janeiro a 12 de abril de 2021.
O terceiro setor apresenta uma diversidade de ações que contribuem para o alcance do desenvolvimento sustentável, entretanto há obstáculos para incorporação do tema dentro dos projetos. Verifica-se que a dimensão social é vista como premissa para atuação dessas organizações. Além disso, quando olhamos para grau de sucesso dos projetos o item benefícios sociais está entre os mais bem avaliados. Em contrapartida, o uso inadequado dos recursos, a falta de gerenciamento estruturado e a dificuldade para mensuração dos ganhos financeiros foram pontos levantados que não colaboram para seu desempenho.
A partir dos dados obtidos podemos inferir que não há uma relação direta entre as três dimensões da sustentabilidade em projetos dentro do terceiro setor. Isso pode ocorrer porque as estruturas organizacionais não contemplam os requisitos de todas as dimensões da sustentabilidade e/ou porque as organizações do terceiro setor estão subordinadas a financiadores que não contemplam esses aspectos em seus patrocínios. Também identificou-se que apenas a dimensão social e econômica da sustentabilidade possuem relação com o sucesso dos projetos no terceiro setor.
AARSETH, Wenche et al. Project sustainability strategies: A systematic literature review. International Journal of Project Management, v. 35, n. 6, p. 1071-1083, 2017.; CARVALHO, M. M; RABECHINI JR. R. Can project sustainability management impact project success? An empirical study applying a contingent approach. International Journal of Project Management, v. 35, n. 6, p. 1120-1132, 2017.; SILVIUS, Gilbert. Sustainability as a new school of thought in project management. Journal of Cleaner Production, v. 166, p. 1479-1493, 2017;