Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE EM EVENTOS AMBIENTAIS ADVERSOS: GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - HALISON RODRIGO DE SOUZA
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós Graduação em Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Ilse Maria Beuren
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PPGC

Reumo

As ameaças à legitimidade em função de incidentes negativos ou pressões externas são cruciais para que gestores assumam uma postura de defesa da imagem organizacional e direcionem atenção à legitimidade (O’Donovan, 2002). Divulgações de narrativas voluntárias são tentativas de influenciar percepções e respostas às pressões do público e outras partes interessadas (Aerts & Cormier, 2009). Dentre as divulgações voluntárias estão os relatórios de sustentabilidade corporativa, os quais não raro carecem de informações e transparência pelo fato de serem padronizados (Nwagbara & Belal, 2019).
Narrativas contábeis oportunizam gerenciamento de impressão de modo que eventos negativos podem ser ocultados ou atribuídos a terceiros e eventos positivos serem atribuídos a si mesmo não sendo verdade. Assim, a pergunta desta pesquisa é: Diante de eventos ambientais adversos, como figuram as narrativas no relatório de sustentabilidade para fazer frente às ameaças de legitimidade? O estudo objetiva investigar estratégias de legitimidade diante de eventos ambientais adversos utilizadas no gerenciamento de impressão em narrativas do relatório de sustentabilidade de empresa de energia elétrica.
Para se legitimar é necessário sinalizar/divulgar. A divulgação da sustentabilidade pode ser utilizada por empresas com desempenho fraco para influenciar as percepções das partes interessadas e, com isso, serem validadas em relação ao seu desempenho (O’Donovan, 2002). A partir de então, o gerenciamento de impressão pode ser um mecanismo de persuasão de stakeholders para recuperar a reputação ou imagem frente à crise ou evento negativo ou mesmo para amenizar um desempenho ruim, atribuindo a terceiros ou ocultando fatos e, assim, validar-se perante o público (Brennan & Merkl-Davies, 2013).
Pesquisa documental foi realizada considerando as narrativas constantes no relatório de sustentabilidade de uma empresa de energia elétrica, em que se buscou verificar as estratégias de recuperação de legitimidade em função de eventos ou incidentes negativos ou com riscos à legitimidade da empresa. Para análise dos dados coletados foi aplicada a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016), com aplicação do framework proposto por O’Donovan (2002). O período analisado foi de 2017 a 2021.
Os resultados demonstram que as estratégias de legitimidade diante de eventos ambientais adversos, subordinadas às percepções das partes interessadas e da validação da imagem da empresa, são sinalizadoras da quantidade e qualidade de informação divulgada sobre a sustentabilidade. A pesquisa também apresenta evidências de que o gerenciamento de impressão, com o intuito de promover mudanças nas percepções das partes interessadas e validação da imagem da empresa, busca fornecer possíveis respostas/táticas para manter, ganhar ou aumentar a legitimidade diante de eventos ambientais adversos.
Os resultados mostram que quatro estratégias foram consideradas em diferentes intensidades e alterações ao longo do período, para defender/recuperar a legitimidade da empresa. Há indícios de que a empresa intensificou o uso da estratégia de legitimidade "Tentar moldar as percepções da organização diante de riscos à legitimidade" com a liminar de suspensão de uma de suas principais obras. Destaca-se ainda que as estratégias de legitimidade adotadas no período inicial da análise estavam voltadas para formas educativas e no período final se conformando em relação aos riscos de suas operações.
Aerts,W,&Cormier,D(2009)Media legitimacy and corporate environmental communication.AOS,34,1,1-27 Brennan,N,&Merkl-Davies,D(2013)Accounting narratives and impression management.In:Jack,L,Davison,J,&Craig,R(Org).The RoutledgeCAC(109-132).London:Routledge Nwagbara,U,&Belal,A(2019)Persuasive language of responsible organisation?A critical discourse analysis of corporate social responsibility(CSR)reports of Nigerian oil companies.AAAJ,32,8,2395-2420 O’Donovan,G(2002)Environmental disclosures in the annual report:extending the applicability and predictive power of legitimacy theory.AAAJ,15,3,344-371