Resumo

Título do Artigo

COGERAÇÃO NA INDÚSTRIA CERÂMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A RECUPERAÇÃO DE CALOR EM FORNOS CERÂMICOS E SEUS BENEFÍCIOS.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Alexandre Magno Vieira Gonçalves de Brito
Universidade Federal da Paraíba - Campus I - Engenharia Mecânica Responsável pela submissão

Reumo

A cogeração de energia possibilita melhor aproveitamento do gás, com mais eficiência e custos atrativos para o usuário devido à grande produção de energia e calor de serviço com o combustível que seria utilizado apenas para que realizasse um serviço (PILON et al., 2012). Ademais, o mundo está cada vez mais precavido com os impactos ambientais, e o usufruto da cogeração se torna indispensável para auxiliar na redução dos gases de efeito estufa. Destarte, a utilização do calor residual irá cooperar com o aumento de eficiência energética e a mitigação dos impactos ambientais.
A cogeração proporciona reduções nas emissões de poluentes para a atmosfera, comparando-se com as produções separadas das mesmas quantidades de energia térmica e elétrica (BARBELI, 2015). Este fato corrobora com a ideia de maior utilização da cogeração nos setores industriais, buscando dessa forma um modelo de desenvolvimento que seja mais sustentável na produção de eletricidade, procurando agredir menos os ecossistemas envolvidos. Por conseguinte, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática dos últimos 5 anos a respeito da relevância da cogeração em indústrias cerâmicas.
A indústria cerâmica é um setor intensivo em energia, semelhante ao aço, cimento e vidro indústrias (Comissão Europeia, 2019). A indústria cerâmica, por meio de suas demandas características no processo de manufatura, necessita do uso da cogeração no percurso da sua operação. De acordo com Silva (2021), a cogeração trata-se de um processo de produção e utilização combinada de eletricidade e calor, que proporciona um aproveitamento de mais de 70% da energia térmica proveniente dos combustíveis utilizadas nesse processo.
Devido a importância da reflexão sobre o que se investiga e do processo de investigação, aplica-se aqui a pesquisa-ação, uma metodologia qualitativa (Pereira et al., 2018). A pesquisa por completo foi realizada na base de dados do google acadêmico utilizando as línguas inglesa e portuguesa nas buscas. A limitação das consultas para a realização do trabalho foi que contivesse o aproveitamento de calor residual aplicado em fornos industriais cerâmicos. Os descritores usados na busca foram: cerâmica, gases de exaustão, recuperação de calor, cogeração e o operador booleano utilizado foi OR.
Os direcionadores de buscas forneceram um total de 33 artigos. A busca em português retornou 2 trabalhos e o rastreio em inglês consequentemente 31 pesquisas. Após as etapas de triagem e elegibilidade, o estudo foi finalizado com apenas 9 artigos. Os artigos identificados foram: Chen et al (2018); Delpech et al (2018); Montorsi et al (2018); Vale (2018); Egilegor et al (2020); Oliveira et al (2020); Pilon et al (2020); Venturellia et al (2020); Frignani (2021). É importante rememorar que, foi aplicado restrição de tempo de 5 anos para coletar as pesquisas mais atualizadas.
Em seguida da inspeção dos periódicos apresentados, constatou-se que os fornos industriais são muito importantes para a cogeração de energia. Com a recuperação do calor residual o qual era apenas expelido ao ecossistema, e sabendo utilizar as ferramentas adequadas, possibilitará que as indústrias aproveitem melhor a energia que elas mesmos estão produzindo. A utilização da cogeração nas indústrias gera beneficiamento em várias vertentes, a saber, reaproveitamento energético, sustentabilidade e economia de combustível.
PEREIRA, A.S; Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico]. Ed 1. UFSM, NET, 2018. Santa Maria. BARBELLI, M.; C., 2015, A cogeração de energia e sua importância do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v.4, n.4, pp. 238-246. SILVA, R. B. D. S., 2021, O desempenho energético e ambiental da indústria portuguesa de cerâmica, MsC, Dissertação, Universidade do Porto, Porto, Portugal. PEREIRA, A.S., 2018, Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico]. Ed 1. UFSM, NET, Santa Maria.