Resumo

Título do Artigo

Transição do combustível fóssil para a eletrificação no Brasil frente à perspectiva da eletromobilidade na Alemanha, Estados Unidos e Japão
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Edson Luiz Haluch
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba Responsável pela submissão
2 - Carlos Alberto Cioce Sampaio
- Universidade Regional de Blumenau
3 - Osíris Canciglieri Junior
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Reumo

A maioria dos países chamados desenvolvidos ou em desenvolvimento vem demonstrando ao longo dos últimos anos maior atenção com os aspectos ambientais, entre eles, a opção pela eletromobilidade dentro da cadeia automotiva. incertezas sobre a disponibilidade futura de combustíveis derivados de petróleo, incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas em relação ao uso de hidrocarbonetos. Tais obstáculos funcionam como alavancas, pressionando as montadoras a desenvolverem novas soluções ambientalmente adequadas e aceitas pelo mercado consumidor.
O problema de pesquisa diz respeito ao desenvolvimento da eletromobilidade como fator de melhoria nas condições ambientais . E o objetivo deste artigo é analisar o impacto da cadeia automotiva sustentável frente à perspectiva da eletromobilidade em mercados automotivos mundiais.
A competitividade das empresas do segmento automotivo passa necessariamente pelo desenvolvimento efetivo de sua cadeia de produção. Neste sentido é importante e urgente uma avaliação mais ampla da cadeia automotiva em relação ao modelo de negócio baseado na eletromobilidade, por meio de um plano de negócios que leve em conta não somente o comparativo entre a eficácia dos modelos elétricos frente aos de combustão interna, mas sim toda a infraestrutura necessária para tornar o projeto nacional da eletromobilidade viável e aceito pelo consumidor final.
Foi desenvolvida a partir de uma revisão sistemática da literatura de caráter quali-quantitativa com enfoque de estudo descritivo-analítico ligados aos processos internos e aos produtos, com a investigação sendo realizada em momento específico, utilizando-se inicialmente de pesquisa exploratória para aprofundar a partir de estudo de casos. Para a coleta de dados, foi utilizado o portal de periódicos da CAPES brasileiro, bem como, por meio de entrevistas e questionários realizados com as empresas automotivas e clientes finais.
Nos países estudados neste artigo, Alemanha, Estados Unidos e Japão foi possível identificar que as montadoras alemãs dão preferência para o desenvolvimento dos veículos elétricos puros, já as norte-americanas e japonesas aos híbridos, associados a fortes subsídios governamentais e com uma grande rede de infraestrutura de carregamento, fatores estes que impulsionam o rápido processo de eletrificação nestes países, diferentemente do que ocorre no mercado automotivo nacional.
Levando-se em conta que a discussão sobre sustentabilidade tem sido um dos pilares do desenvolvimento econômico contemporâneo ao redor do mundo, e a cadeia automotiva sustentável tem impacto sobre o meio ambiente, é de suma importância refletir sobre as perspectivas de futuro para a indústria automobilística, que vem passando por um momento de transformação tecnológica mundial. Dentro da ótica da gestão de transição é que se procura as estratégias oportunas para os setores de inovação em energias renováveis e, mais especificamente, no setor de eletrificação automotiva.
1. Sarti, F.; Borghi, R. Evolution and challenges of the automotive industry in Brazil: contribution to the debate. Analysis 8/2015. Sao Paulo. Friedrich-Ebert-Stiftung, 2015. 2. Vithanage, A. C. “EV for EV: Equity and Viability in Electric Vehicle Infrastructure Law and Policy.” Natural Resources & Environment, vol. 34, n0. 4, Spring 2020, p.11 +. Gale Academic OneFile. 25. Automotive World. The World’s Car Manufactures (21th edition) – An Operating & Financial Review. London: Automotive World, June 2018. 26. BMI. Business Monitor International – Germany Autos Report Q4 2017