Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO E-COMMERCE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA E HÁBITOS DE CONSUMO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ketlen Natália Lynch Graciolli
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2 - Júlia Quézia Sabino Feliciano
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3 - Amanda Souza Silva
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4 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção Responsável pela submissão
5 - Júlia Borges Teixeira
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Reumo

O mundo está em constante transformação, principalmente na sua forma de aquisição de produtos e serviços, o e-commerce se tornou uma das formas mais acessíveis e utilizadas pelos compradores e por empreendedores, principalmente após o Covid-19. Entretanto, percebe-se que apesar da variedade de estudos sobre compradores on-line, fatores como comportamento de compra permanecem escassos, principalmente no contexto brasileiro. Este artigo tem por finalidade investigar o impacto do e-commerce no comportamento de compra de uma escola técnica estadual do interior do estado de São Paulo
Esta pesquisa buscou identificar qual o comportamento de compra e hábitos de consumo de e-commerce entre alunos e colaboradores de uma escola técnica do interior do estado de São Paulo? Bem como conhecer as características do comprador, freqüência de compra, causas que levam a aquisição/desistência de um produto e quais são os produtos mais adquiridos, esses insights podem orientar diversos atores envolvidos nessas transações.
A chegada da internet teve grande influência na sociedade, possibilitando a chegada do e-commerce, modo de compra e venda pela internet. Isso trouxe muitas oportunidades para os pequenos empresários, devido à crescente demanda dos clientes por serviços online criando uma vantagem competitiva. Estudar o comportamento de compra é necessário, este é definido como a área que estuda através de técnicas e formas como indivíduos, grupos e organizações, buscam, adquirem, usam e descartam produtos, serviços, idéias e ou experiências a fim de satisfazer seus desejos em seu processo de decisão de compra.
Realizou-se uma revisão de literatura sobre o e-commerce e comportamento de compra e os hábitos de consumo. Na seqüência foi utilizada a técnica quantitativa através questionário semi-estruturado através do google forms com 19 perguntas fechadas, buscando entender o comportamento de compra e hábitos de consumo pelo e-commerce e disponibilizado aos discentes e profissionais, entre os dias 28/08/22 a 11/09/22, tendo 125 respondentes. Os dados foram analisados e seus resultados tabulados.
Contatamos que, dentre a amostra pesquisada (125 respondentes), a maioria já adquiriu produtos/serviços por e-commerce, mostrando um aumento considerável de vendas por e-commerce e seus impactos nas decisões de compra. Verificamos que o produtos mais comprado é o vestuário (roupas e sapatos) e que os consumidores costumam pesquisar e comprar de sites que vendem vários tipos de produtos. Por fim constatamos que o que leva o consumidor a comprar na internet é o fato de adquirir produtos mais baratos, e o que faz desistirem é não possuir frete grátis, mostrando seu poder coercitivo nas vendas.
Verificamos que há uma tendência positiva no aumento de compras por e-commerce, exercendo impacto no modo de consumo atual e o cliente tem um papel crucial para o rumo de vendas por e-commerce, exercendo poder e pressão isomórfica coercitiva sobre as vendas online (DI MAGGIO e POWELL, 1983). Apesar dos benefícios e do grande volume de vendas, desafios necessitam ser superados (KHAN, 2016) e a análise de comportamento de compra efetuada nesta pesquisa pode ser um fator decisivo para “quebra” desses desafios, trazendo benefícios expressivos (QIU, LIN, LI, 2015)
SYNODINOS, Nicolaos E. The “art” of questionnaire construction: some important considerations for manufacturing studies. Integrated manufacturing systems, 2003. MOHAMAD, Ahmad Helmy; HASSAN, Ghada Farouk; ABD ELRAHMAN, Ahmed S. Impacts of e-commerce on planning and designing commercial activities centers: A developed approach. Ain Shams Engineering Journal, v. 13, n. 4, p. 101634, 2022. KHAN, Abdul Gaffar. Electronic commerce: A study on benefits and challenges in an emerging economy. Global Journal of Management and Business Research, 2016.