Resumo

Título do Artigo

A LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS COM BATERIAS NO BRASIL: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Yan Vieira de Jesus Costa
UNB Universidade de Brasília - Darcy Ribeiro
2 - Patricia Guarnieri
- Responsável pela submissão

Reumo

A maioria dos equipamentos eletroeletrônicos possuem baterias. Essas baterias são compostas por metais pesados, que também são considerados valiosos e escassos na natureza, e quando descartados inadequadamente podem causar dados ao meio ambiente e seres vivos. Soma-se a isso o fato que muitos consumidores não sabem como proceder para o descarte ambientalmente correto dos produtos que não utilizam mais (SELPIS; CASTILHO; ARAUJO, 2012). A logística reversa é de suma importância nesse processo de descarte, pois operacionaliza o retorno dos resíduos de forma a revalorizá-los ou realizar o descarte
Considerando que muitos consumidores ainda realizam o descarte incorreto, por desconhecer a logística reversa e a legislação, surge a importância do questionamento: Quais as principais formas de descarte dos aparelhos eletroeletrônicos com baterias da Linha TI e Telecom que os usuários utilizam no Brasil? Com base nessa pergunta, o objetivo geral desse artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da logística reversa ou descarte dos produtos eletroeletrônicos no Brasil, que utilizam baterias.
Com a disseminação de informações sobre os problemas ambientais gerados por estes resíduos, a sociedade tem se sensibilizado e pressionado órgãos governamentais e empresas privadas, para que estes criem políticas e soluções que amenizem os impactos ambientais (GUARNIERI, 2013; SANTOS; GUARNIERI, 2018). Segundo Leite (2002), a Logística Reversa é o campo logístico responsável por planejar, operar e controlar o fluxo e as informações correspondentes ao retorno de bens de pós-venda e de pós-consumo à cadeia produtiva a fim de revalorizá-los ou realizar o descarte correto.
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), seguindo-se o protocolo de Cronin, Ryan e Couglan (2008). O trabalho complementa uma RSL realizada por Corrêa (2021). Critérios de inclusão:a) Base de dados ou base científica: Google Acadêmico; b) Período de publicação: desde 2021 (2021-2022); Palavras-Chave com os operadores booleanos: "logística reversa" AND eletroeletrônicos OR e-waste OR REEE OR notebook OR celular OR smartphone; c) Tipo de material: somente artigos. Foram excluídas teses, monografias, dissertações, diagnósticos, estudos, citações e patentes; d) Idioma: português.
Observou-se que as pesquisas já realizadas se preocuparam em falar dos EEEs como um todo ou delimitaram num produto específico, como os celulares ou computadores, assim como o campo de pesquisa, que em sua maioria eram instituições de ensino ou cidades brasileiras específicas. Logo, percebe-se que há uma necessidade de pesquisas que abordem os equipamentos eletroeletrônicos com baterias em âmbito nacional, visto que para Ramos, Cruz e Barbosa (2021), os equipamentos pequenos e celulares são os itens mais descartados no Brasil.
Ainda que tenham se passado 12 (doze) anos que a PNRS foi instituída no Brasil, juntamente com a logística reversa, identificou-se que a maior parte dos participantes dos estudos aqui explorados ainda desconhecem o que é a logística reversa, bem como realizam o descarte de REEE no lixo comum por falta de local apropriado e/ou informações sobre os pontos de coleta adequado, gerando uma preocupação a todos por portarem substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, principalmente as baterias.
CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 38–43, 2008. GUARNIERI, P. LOGÍSTICA REVERSA: Em busca do equilíbrio econômico e ambiental. 2aed. Brasília: [s. n.], 2013-. ISSN 1098-6596. LEITE, P. R. Logística Reversa: a complexidade do retorno de produtos. Revista tecnologística, [s. l.], 2009. LEITE, P. R. Logística reversa: nova área da logística empresarial. Revista Tecnologística, [s. l.], v. 78, p. 102–109, 2002.