Resumo

Título do Artigo

O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO ALINHADAS AOS ODS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios Responsável pela submissão
2 - Carla Bonato Marcolin
-
3 - Etienne Cardoso Abdala
- Universidade Federal de Uberlândia
4 - Fabiola Dutra Amaral
-

Reumo

A universidade é um espaço de produção de conhecimento para auxiliar a sociedade na solução de problemas, e no Brasil ela utiliza um processo educativo baseado no tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2018, com sua introdução nos currículos nos cursos de graduação, a formação e atuação de docentes e discentes na relação entre universidades e sociedade se tornou um desafio, e a inserção das universidades e sociedade se tornou um desafio, e a inserção das universidades no contexto da Agenda 2030 encontra um amparo para conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Considerando o papel das universidades para o alcance dos ODS no Brasil, este estudo busca responder a seguinte questão: Qual o alinhamento das ações de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU? A pesquisa tem por objetivo realizar o mapeamento das ações de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e verificar o seu alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de Inteligência Artificial.
A extensão universitária é a relação da universidade com a sociedade e se constitui na oxigenação da própria universidade, na democratização do conhecimento acadêmico, na incorporação de saberes (FORPROEX, 2012). De acordo com Leal Filho et al. (2015), a promoção da educação para a sustentabilidade no ensino superior é essencial para construir um futuro sustentável, enquanto leva a juventude para o centro das preocupações com sustentabilidade. Segundo Vilalta et al (2018) e Blasco et al (2021), as universidades desempenham papel fundamental no alcance e na promoção dos ODS.
Para isso utilizou-se a base de dados do SIEX composta por mais de 15 mil projetos extensão desenvolvidos no período de 2009 à 2022. Para a análise foram aplicadas técnicas de processamento de linguagem natural (NLP, do inglês Natural Language Processing) para verificar, a partir dos títulos e dos resumos, o alinhamento das ações de extensão da UFU aos ODS.
Os resultados demonstraram que a maioria das ações extensionistas realizadas atenderam as dimensões social e econômica dos ODS, seguido pela dimensão biosfera e por último a dimensão parcerias. As análises pertinentes aos anos de 2009 a 2015 apontam para um conjunto de ações voltadas para o alcance de objetivos de cunho econômico e social, indicando que não havia um foco em objetivos direcionados a questões ambientais e de estabelecimento de parcerias. A partir de 2018 os projetos de extensão envolveram uma maior intersecção entre as dimensões econômica, social e biosfera.
Neste sentido, a contribuição científica deste artigo reside no fato de que este é um dos primeiros trabalhos para abordar a necessidade de uma estrutura que atenda a uma introdução mais sistemática do ODS em programas universitários. E espera-se que os resultados possibilitem o desenvolvimento de um relatório com os projetos de extensão da UFU, e identifique o seu alinhamento aos ODS, demonstrando o papel social da UFU na promoção do desenvolvimento regional sustentável.
DEUS, Sandra de Fátima Batista. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018. FORPROEX. Política Nacional de Extensão universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012. LEAL FILHO, Walter; SHIEL, Chris; PAÇO, Arminda do. Integrative approaches to environmental sustainability at universities: an overview of challenges and priorities. Journal of Integrative Environmental Sciences, v. 12, n. 1, p. 1-14, 2015. ŽAL?NIEN?, I.; PEREIRA, P. Higher education for sustainability: a global perspective. Geography and Sustainability, v. 2, n. 2, 2021.