Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ÁGUA SOBRE O SISTEMA DE ABASTECIMENTO “CHAFARIZ”: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CAMOCIM DE SÃO FÉLIX, NO ESTADO DE PERNAMBUCO
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paula Juliana S Nascimento
Universidade Federal de Pernambuco - Campus CAA
2 - Gabriel Azevedo Barbosa
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
3 - Ana Clara Lira do Nascimento
- UFPE - Centro Acadêmico do Agreste
4 - Poliana Nunes de Santana
- UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Responsável pela submissão
5 - Sandro Valença
-

Reumo

Em regiões semiáridas, como boa parte do Nordeste brasileiro, a disponibilidade de recursos hídricos tende a ser preocupante, influenciando o progresso regional e conduzindo a conflitos em função do uso da água (VIEIRA, 2002). Por isso, não é insólito constatar comunidades convivendo com a escassez de águas, sobretudo na região supracitada. Muitas delas o fazem pautadas em soluções — ou experiências — criativas e inovadoras, apropriadas às realidades com as quais se deparam, comumente denominadas como “tecnologias sociais” — TS (DIAS, 2011).
Propõe-se explorar as peculiaridades de uma solução — que pode ser encarada como uma TS — à falta de água em um município pernambucano. A solução se trata de um sistema particular de abastecimento de recursos hídricos — popularmente conhecido por “Chafariz” —, que faz às vezes de companhia de saneamento básico, com foco na distribuição de água para a comunidade local. Assim, tem-se o objetivo de analisar a percepção dos consumidores de água sobre o sistema de abastecimento “Chafariz”, existente no município de Camocim de São Félix (CSF), no estado de Pernambuco.
Política pública é “uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público” (SECCHI, 2009, p. 2). Logo, a implementação local de ações da sociedade civil, que visem suprir demandas não atendidas completamente pelo Estado, é compreendida como política pública, que se baseia no desenvolvimento de TS (COSTA; DIAS, 2013). Elas se opõem à forma convencional de se produzir soluções para a sociedade, ao promover participação, empoderamento e autogestão de pessoas na criação de alternativas ligadas aos problemas de suas realidades, utilizando-se do conhecimento local (JESUS; COSTA, 2013).
Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa indutiva. Portanto, construiu-se um corpus de pesquisa, composto por observações participantes dos pesquisadores, que também são consumidores do sistema Chafariz, e de 10 entrevistas semiestruturadas com outros usuários residentes em CSF. Os dados e informações coletados foram organizados e agrupados conforme as categorias emergentes em campo: (i) funcionamento do sistema; e (ii) motivos para adoção do sistema em sua residência. Em seguida, realizou-se a análise qualitativa básica do corpus, em busca de inferir e interpretar significados.
À luz das percepções dos sujeitos entrevistados, constataram-se pelo menos 4 razões principais pelas quais a população do município de CSF recorre ao sistema alternativo Chafariz: (i) há regularidade no abastecimento; (ii) a qualidade da água é superior à fornecida pela Compesa; (iii) os consumidores depositam confiança no fornecedor local informal; e (iv) o preço cobrado pela água é fixo. Com isso, evidencia-se a importância de TS a exemplo desta, que acaba atuando como uma solução ao problema da escassez de água.
Através dos resultados, produzidos por intermédio das percepções dos usuários, verificou-se que o sistema Chafariz propicia aquilo que, na visão dos sujeitos, falta no serviço de abastecimento público da Compesa. Então, compreende-se que a própria população, quando preciso, pode criar soluções para alguns de seus problemas imediatos — ora, as TS —, substituindo a ação do poder público — a despeito de isto, muitas vezes, não ser o ideal, por conta do potencial incentivo a uma inação por parte dos órgãos oficiais competentes.
COSTA, A. B.; DIAS, R. B. Estado e sociedade civil na implantação de políticas de cisternas. 2013. DIAS, R. B. Tecnologias sociais e políticas públicas: lições de experiências internacionais ligadas à água. Inclusão Social, v. 4, n. 2, 2011. JESUS, V. M. B.; COSTA, A. B. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. 2013. SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista Administração Pública, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009.