Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS E DILEMAS ENCONTRADOS PELOS DOCENTES DA PÓSGRADUACAO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANDREA CRISTINA DEIS RODRIGUES
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie Responsável pela submissão
2 - GILBERTO PEREZ
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA

Reumo

Ainda que a adoção de ferramentas on line já estivesse acontecendo gradualmente a Pandemia da COVID-19 acelerou este processo e forçou as Universidades a adotarem o ensino remoto digital como única opção para continuidade de seus cursos. Esta mudança repentina gerou diferentes impactos para os alunos e professores. O objetivo deste trabalho é analisar estes impactos por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que considerou as experiências de ensino-aprendizagem de alunos de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Por meio de entrevistas e técnicas de análise de conteúdo identificaram-se seis meta-categorias que sistematizam as percepções e visões dos alunos entrevistados em relação ao tema proposto. Como não foi utilizado referencial teórico sobre os temas de ensino-aprendizagem e transformação digital, os resultados do estudo emergiram indutivamente de um processo de construção que se iniciou nas pesquisas de campo e se concretizou nas análises e discussões conjuntas dos pesquisadores. Ainda que a intenção deste trabalho não seja gerar generalizações, acredita-se que pode contribuir para a compreensão e melhoria de experiências que serão cada dia mais comuns no processo ensino-aprendizagem, assim como o aprimoramento do instrumento de avaliação.
Although the adoption of online tools was already happening gradually, the COVID-19 Pandemic accelerated this process and forced Universities to adopt digital remote teaching as the only option for continuity of their courses. This sudden change generated different impacts for students and teachers. The objective of this work is to analyze these impacts through an exploratory qualitative research that considered the teaching-learning experiences of undergraduate and graduate students in Brazil. Through interviews and content analysis techniques, six meta-categories were identified that systematize the perceptions and visions of the students interviewed in relation to the proposed theme. As no theoretical framework was used on the topics of teaching-learning and digital transformation, the results of the study emerged inductively from a construction process that began in field research and materialized in the joint analyzes and discussions of the researchers. Although the intention of this work is not to generate generalizations, it is believed that it can contribute to the understanding and improvement of experiences that will be increasingly common in the teaching-learning process, as well as the improvement of the assessment instrument.