Resumo

Título do Artigo

OS DOMÍNIOS DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM E SUA RELAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA COLETIVA
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANDREA CRISTINA DEIS RODRIGUES
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie Responsável pela submissão
2 - GILBERTO PEREZ
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA
3 - Silvio Popadiuk
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar se é possível estabelecer relações pontuais entre domínios específicos da Taxonomia de Bloom e aspectos de formação da Inteligência Coletiva. Como ponto de partida, sugerem-se algumas hipóteses: que seria possível relacionar os aspectos “interações individuais de longo prazo (inteligência individual)” e “construção de conhecimento (inteligência coletiva)” da Inteligência Coletiva mais diretamente ao domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom, pois tratam, justamente, da formação de conhecimento; o aspecto “aprendizagem coletiva (transferência)” se ligaria mais diretamente ao domínio afetivo, sobretudo em suas categorias “resposta (ligada aos processos afetivos de ‘permitir’ e ‘cooperar’)” da Taxonomia original e “contribuir”, “persuadir” e “integrar” na Taxonomia revisada nos termos de Krathwohl (2002). O domínio psicomotor não se relacionaria diretamente com nenhum dos aspectos da Inteligência Coletiva. Por meio do método reflexivo, baseado na revisão da bibliografia sobre o tema, concluiu-se que tais hipóteses não se validam: não é possível estabelecer tais relações estritas e excessivamente pontuais, pois os domínios se apresentam em todos os aspectos da Inteligência Coletiva.
The present work aims at evaluating if it is possible to stablish specific relations between specific domains from Bloom’s Taxonomy and specific formation aspects of the Collective Intelligence. As a starting point, some hypotheses were suggested: that it would be possible to relate more directly the aspects of “long-term individual interactions (individual intelligence)” and of “knowledge building (collective intelligence)” from the theory of Collective Intelligence with the cognitive domain from Bloom’s Taxonomy, as they deal precisely with the formation of knowledge. The aspect of “collective learning (transference)” would be more directly related to the affective domain, above all with the categories “answer (connected to the affective processes of ‘allowing’ and ‘cooperating’)” from the original Taxonomy and “contribute”, “persuade” and “integrate” in the revised Taxonomy as proposed by Krathwohl (2002). The psychomotor domain would not be directly related to any of the aspects of Collective Intelligence. With a reflexive methodology, based in a bibliographic review on the theme, it was concluded that these hypotheses are not valid: it is not possible to stablish such strict and excessively specific relations, for the domains present themselves in all aspects of the Collective Intelligence.