Resumo

Título do Artigo

ATITUDE DE SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA, FRUGALIDADE E AUTODETERMINAÇÃO NO COMPORTAMENTO DE REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos
Universidade Federal de Pernambuco - ccsa Responsável pela submissão
2 - Marconi Freitas da Costa
- Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC, Universidade Federal de Pernambuco

Reumo

Uma das questões levantadas para a mudança de comportamento de consumo do indivíduo em benefício do desenvolvimento sustentável, e que tem relação com a redução do desperdício, refere-se à simplicidade voluntária (ETZIONI, 1998). O comportamento frugal, que por sua vez está incluso no contexto de valores éticos, e que podem ser levantados tais valores de forma a demostrar sua posição (ALCOTT, 2008). A autodeterminação é outro aspecto que demonstra sua importância (RYAN; DECI, 2000).
A presente pesquisa buscou analisar fatores associados à intenção comportamental de reduzir o desperdício de alimentos nas residências, investigando construtos que abordam relações de influências das características do consumidor.
A redução do desperdício de alimentos pode ser uma forma econômica de gerar vários benefícios, dentre eles, a diminuição da emissão de gases do efeito estufa e o combate à crise climática (READ; MUTH, 2021). infere-se que quanto maior for a atitude de simplicidade voluntária, no caso desta pesquisa, representará maiores intenções de diminuir o desperdício de alimentos (JUNIOR; POLO; FREIRE, 2020). No estudo de Klug e Niemand (2021), encontra-se que a frugalidade junto à atenção plena se conecta e influencia indiretamente o consumidor com um estilo de vida voltado para a prevenção.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa com o uso da modelagem de equações estruturais através dos dados obtidos por 410 respondentes de um survey online.
É evidenciado que a atitude de simplicidade voluntária exerce influência significativa sobre a intenção de reduzir o desperdício de alimentos, além de verificar associações entre as variáveis preditoras da autodeterminação e a frugalidade, as quais, embora não apresentem influência com a redução do desperdício, aparecem recebendo influência da atitude de simplicidade voluntária.
Os achados desta pesquisa expandem a teoria da redução do desperdício de alimentos. Com base nos resultados é possível perceber que aspectos da vida voluntariamente simples constituem um fator importante, pois, ao serem adotados pelos consumidores, podem contribuir na diminuição da geração de resíduos das residências. Isso demonstra que quanto maiores as atitudes dos indivíduos de realizar um determinado comportamento, mais chances terão de ocorrer uma influência direta sobre a intenção do consumidor, neste sentido, de diminuir o desperdício de alimentos.
ALCOTT, B. The sufficiency strategy: would rich-world frugality lower environmental impact? Ecological Economics, v. 64, n. 4, p. 770-786, 2008. ETZIONI, A. Voluntary simplicity: characterization, select pychological implications, and societal consequences. Journal of Economic Psychology, v. 19, p. 619-643, 1998. READ, Q. D.; MUTH, M. K. Cost-effectiveness of four food waste interventions: is food waste reduction a “win-win?” Resources, Conservation and Recycling, v. 168, p. 105448, 2021.